Gravei meu EP e agora?
O acesso ao público já a algum tempos deixou de ser algo controlado pela mídia como estávamos acostumados. Hoje qualquer artista tem condições de acessar o público alvo de sua arte através da internet.
Aquele sonho de que “alguém” de uma gravadora grande vai ouvir o seu trabalho e assinar um contrato com você para mudar sua vida pra sempre não existe mais.
Por isso, hoje em dia você tem que fazer muito mais do que "apenas""criar sua arte.
Um dos vários papéis que o atual “artista-empreendedor” deve assumir é o de vendedor. Exatamente isso. O artista deve entender que ele é o grande vendedor da sua arte.
E para vender seu trabalho, suas músicas, seus shows, o artista precisa aprender a olhar o ambiente que está ao seu redor, tem que sair da redoma, tem que olhar para seu público e procurar entender o que essas pessoas desejam e que muitas vezes nem sabem que desejam.
Ser um artista empreendedor é muito mais que somente ser um “faz tudo”. Significa ser alguém que busca encontrar os recursos (pessoas, equipamentos, conhecimento) que sejam necessários para melhorar o seu negócio. Isso mesmo. Negócio. Não arte.
Eu sei que é ruim chamar a arte e o trabalho de um artista de negócio, mas é exatamente assim que as coisas são.
É preciso entender que mesmo tendo inúmeros papéis dentro desse negócio como empresário, marketing, financeiro, vendedor de shows, o artista tem ao mesmo tempo o papel de produto e de criador de obras.
Ainda que possam existir muitos papéis a serem desempenhados por um artista independente, é preciso que ele entenda que seu sucesso está diretamente ligado à sua capacidade de melhorar constantemente a arte que produz.
Empreender significa muitas coisas, dentre elas, significa não desistir de melhorar o seu produto e criar novos produtos cada vez melhores.
É estar em processo contínuo de melhoria, de criação de melhores obras e, claro, sempre em busca de conhecimento para não somente aprimorar seus produtos, mas também suas habilidades para impulsionar sua própria carreira.
A coisa mais difícil para qualquer artista sempre foi a distribuição de sua obra. Aliás, esse era o principal motivo para se procurar uma grande gravadora tempos atrás.
Hoje é o próprio artista que distribui suas músicas na internet através de plataformas de streamer. A principal delas é o Spotify.
Mas "fazer acontecer"a sua música no Spotify não apenas colocar sua música lá. Para tornar sua música um sucesso no Spotify alguns procedimentos estratégicos devem ser seguidos.
Tudo se resume a colocar sua música nas PLAYLISTS significativas do Spotify.
Como colocar suas músicas em playlists do Spotify:
Fale o que quiser sobre o declínio do álbum como
formato musical. Mas estamos vivendo na era do
“streaming” de música, em que as PLAYLISTS emergiram
como a principal maneira de agrupar músicas.
O lucro da música ouvida por “streaming” superou
as vendas tanto de download quanto de CDs, e se
transformou na principal fonte de renda para muitos
artistas e compositores — é possível ganhar
dinheiro suficiente para viver tendo apenas uma música
numa playlist famosa do Spotify.
Sim, apesar das queixas que você provavelmente ouviu,
há dinheiro no Spotify se você for o artista que detém os
direitos autorais das suas gravações master & dos direitos
de publicação das suas músicas. E as playlists são um dos
principais fatores de engajamento nessa plataforma.
Por que as playlists são tão importantes?
Um dos critérios mais importantes para
medir o sucesso de um artista no Spotify
é o número de vezes que suas músicas
foram adicionadas a playlists.
Como diria o Charles Alexander, da Streaming
Promotions: o algoritmo do Spotify é movido
a “feedback colaborativo”, um processo de
curadoria feito por milhões de usuários do
Spotify (e também pela equipe de editores da
empresa) que apontam o que ouvir num mar sem
fim de milhões de canções.
A atividade em playlists prova que suas músicas
merecem mais atenção. Playlists populares
podem também te dar acesso a um número
enorme de novos ouvintes, e aumentar a renda
com “streaming”, junto com engajamento.
Esses novos fãs descobrem sua música enquanto
estão ouvindo passivamente uma playlist em
que tinham interesse, e essas tocadas caem na
sua conta. Por exemplo, a lista “Your Favorite
Coffeehouse” (que é editada pelos funcionários
do Spotify) tem mais de 2 milhões de ouvintes.
Quando o Perrin Lamb, que é um artista CD
Baby, conseguiu que uma música sua fosse posta
nesse playlist, em 2015, ele lucrou quase US$ 60
mil só com essa música nessa plataforma.
Mas como você consegue que sua música figure numa playlist famosa do Spotify?
Como a maioria das coisas no mercado musical,
(e na vida como um todo) você não vai aparecer
da noite para o dia e ter uma música colocada
numa playlist como “New Music Friday.” Ainda
que esse tipo de playlist TENHA música de
artistas menos conhecidos, você precisa trabalhar
para chegar lá, um passo por vez, e uma hora
chamar a atenção dos curadores de playlists
grandes. Este guia vai te ajudar a traçar uma estratégia que colocará você e suas músicas
numa posição melhor para conseguir sucesso no
Spotify.
Mas, primeiro, por que focar no Spotify?
A cena de streaming parece estar ficando mais
ampla a cada mês, com Apple Music, Amazon
Music Unlimited, Google Play, TIDAL e muitos
outros competindo pela atenção do ouvinte.
Mas o Spotify, com seus mais de 70 milhões de
assinantes pagantes e 140 milhões de contas
ativas, o Spotify é claramente o líder da matilha.
Eles também têm o prestígio de ter aberto o
caminho de cobrar por streaming. Trocando em
miúdos: o sucesso nessa plataforma é o que vai
mais fazer diferença na sua carreira.
Do nada ao infinito: uma estratégia passo a passo para ter sucesso em playlists do Spotify
Fase 1: Entrando na plataforma
a) Crie sua conta no Spotify
Tem que começar em algum lugar, certo?- Vá nesse endereço: https://pt.members.cdbaby.com/sign-up
- Faça download do app Spotify
- Instale no seu computador
- Crie uma conta e faça log in
- Familiarize-se com a plataforma: procure músicas, veja as playlists sugeridas, etc.
b) Coloque sua música no Spotify
- Siga os procedimentos do aplicativo que você baixou.
c) Visite seu perfil no Spotify
- Você tem um sinal de tique azul do lado do ícone do seu perfil? Se não, está na hora de ter um “perfil verificado”!
Fase 2: Como ter um perfil verificado e conquistar seus primeiros seguidores
É possível conseguir que sua música seja usada em playlists sem ter seu perfil verificado, mas ter aquele sinal de tique azul ao lado da foto ajuda muito na hora de ser levado a sério no Spotify. A verificação do seu perfil também te permite usar o Spotify for Artists, o que vai te dar acesso a ferramentas valiosas que vão te ajudar a fazer seu perfil nessa plataforma bombar.O que eu faço quando for um artista “verificado”?
Depois que você for um artista verificado pelo Spotify, você pode:
- Compartilhar playlists diretamente com seus fãs
- Afixar qualquer música, álbum ou playlist do Spotify ao alto da sua página de perfil (com uma imagem customizável)
- Customizar sua imagem de cabeçalho
- Listar suas datas de shows
- Ter acesso a dados analíticos detalhados, com o Spotify for Artists (e o app da Spotify for Artists)
Prepare seu site
para que os visitantes possam te curtir no Spotify sem ter que sair da página onde estão. Para saber como fazer isso visite:
https://developer.spotify.com/technologies/widgets/spotify-follow-button/
Crie dentro do seu site uma página focada no Spotify
onde haverá um botão do Spotify player (tocando seu último single, álbum ou playlist) E um botão de “siga-me” no Spotify. Para fazer isso, é só clicar no botão de menu de qualquer canção, álbum ou playlist no Spotify e escolher a opção “copy embed code” (copiar o código embed). Cole esse código em qualquer página HTML.
onde haverá um botão do Spotify player (tocando seu último single, álbum ou playlist) E um botão de “siga-me” no Spotify. Para fazer isso, é só clicar no botão de menu de qualquer canção, álbum ou playlist no Spotify e escolher a opção “copy embed code” (copiar o código embed). Cole esse código em qualquer página HTML.
Adicione um botão de tocar seu som no Spotify
no seu site também, para incentivar visitantes a se engajar com sua música agora
mesmo (de novo, sem ter que sair do seu site). Para sabe como fazer isso acesse:
Peça aos seus fãs que te sigam no Spotify
Além de constatar que você é um artista verificado no Spotify, os curadores de playlists
também vão querer saber se você tem um grupo de seguidores bem estabelecido na
plataforma.
Talvez nem precisasse dizer, mas a coisa mais importante que você precisa fazer para
conseguir que mais pessoas sigam sua música no Spotify é... pedir que as pessoas sigam
sua música no Spotify!
1. Peça aos seus fãs nas mídias sociais que te sigam no Spotify, e mande para eles a página de
Spotify que você criou e colocou no seu site. Nessa página vai haver tudo o que eles precisam para
agir e se engajar com sua música no Spotify, enquanto você mantém o controle da experiência, pois
é o SEU site. Explique que um “Follow” no Spotify é uma das melhores coisas que eles podem fazer
para demonstrar apoio a um artista nessa plataforma, e que seguidores recebem um aviso quando
os artistas que seguem lançam uma música nova.
2. Mande uma newsletter por email com uma call- to- action, pedindo que seus fãs façam algo,
no caso te seguir no Spotify. De novo, diga para eles por que isso é importante e coloque o link
da página que fez para o Spotify dentro do seu site.
3. Ponha o mesmo link para essa página de Spotify do seu site Coloque um link para a página de
Spotify do seu site (pelo menos durante o período em que estiver se esforçando muito para
conquistar seguidores) em todo lugar: das descrições dos seus vídeos no YouTube à biografia do
Twitter, a seção ‘Sobre’ da página da sua banda no Facebook, bio do Instagram e mais.
4. Peça para os fãs nos seus shows tirarem o celular do bolso e te seguirem no Spotify.
5. Cogite anunciar no Facebook, YouTube ou Google para conseguir mais seguidores.
6. Incentive seus fãs a compartilharem playlists que tenham músicas suas.
7. Incentive as pessoas que seguem seu perfil pessoal a seguirem o profissional.
Fase 3: Construindo as bases da playlist
Depois que você virar um artista verificado e construir sua leva inicial de seguidores no Spotify, está na hora de correr atrás de oportunidades menores. Conforme sua música for sendo usada em playlists, você vai estar dizendo ao sistema do Spotify para prestar atenção em você.
A ideia, no fim, é que se você construir um currículo bom de playlists, o Spotify vai colocar sua música em lugares de maior destaque. Então vamos entrar nos meandros das playlists.
São seis tipos de playlists básicas no Spotify:
Suas próprias playlists
É exatamente o que parece: você as cria, as divulga e as coloca na sua página de
discografia!
Playlists dos outros
Entre nas PDO! Essas playlists podem ser administradas por qualquer um dos milhões de
usuários do Spotify, inclusive outros artistas, blogueiros ou fãs.
Playlists colaborativas
Qualquer um no Spotify pode criar uma playlist que é “colaborativa”, o que significa que
qualquer pessoa que a seguir vai poder alterá-la, adicionar ou deletar músicas, mudar a
ordem das canções etc.
Playlists de marcas
Essas são playlists gerenciadas por outras marcas, como a Pitchfork ou por gravadoras
grandes como a Topsify. A maioria das playlists desse tipo vai
tentar misturar artistas conhecidos com outros em ascensão, para dar um ar de
influenciadora.
Playlists com Curadoria do Spotify
Essas são as playlists que são montadas por funcionários do Spotify. Já que elas são a
ferramenta de divulgação mais forte do Spotify, acabam sendo divulgadas loucamente
dentro da plataforma.
Playlists de algoritmos
Essas playlists, inclusive Discover Weekly e Release Radar, são customizadas para cada um
dos ouvintes do Spotify com alguma frequência (geralmente, são semanais) e a lista das
faixas vai variar em função da atividade de quem estiver ouvindo, assim como que artistas
ele segue no Spotify. Ainda que, na teoria, dois usuários nunca vão ser iguais no
algoritmo, esse tipo de playlists gerada automaticamente estão gerando mais fluxo para
artistas no Spotify do que as playlists feitas por curadores. Para sua música aparecer nas
playlists de algoritmos, você precisa demonstrar que sua música tem qualidade e
engajamento. Mais a frente iremos falar disso.
Playlists podem agrupar músicas seguindo:
- Estilo de música
- As bandas dos seus amigos ou bandas com quem você fez turnê
- O que te influencia
- O lugar de onde você veio: cidade, estado, província, região, país, continente
- Tempo, ano, década, era do lançamento
- Instrumentação
- Tema: música para jantar, festa dançante (acesse um exemplo aqui), mix para academia, som para a leitura de domingo etc.
- O foco das suas letras
- Set lists (veja um exemplo aqui)
Crie suas próprias playlists
Esse é um lugar óbvio para começar, depois que seu perfil for verificado, já que você terá controle
total sobre a playlist. Faça a sua própria! Playlists são um jeito ótimo de se conectar com os fãs
entre o lançamento de um álbum e do próximo, e te permitem reciclar seu catálogo de um jeito
ótimo, misturando músicas antigas com novas.
Como criar uma playlist
1. No app do Spotify, clique em “(+) New Playlist”
2. Dê um nome e uma descrição para a sua playlist. Use palavras-chave que mencionem o estilo da
música, artistas que estão na playlist ou outro princípio de organização usado para separar essas
músicas.
3. Faça upload de uma imagem customizada para a sua playlist.
4. Coloque uma URL no campo “insert link”, levando para um lugar onde possam comprar sua
música. (Não vá colocar um serviço de streaming que compita com o Spotify, hein!)
5. Clique em “Create.”
6. Coloque as músicas! Você pode fazer isso buscando as músicas no Spotify e arrastando elas até
sua playlist na barra à esquerda, ou clicando no menu de qualquer música e escolhendo “Add
to Playlist.”
Os melhores hábitos de playlists
Construa playlists em torno dos seus gostos.
Se você ficar animado com uma playlist, vai fazer
dela uma coisa incrível! Se não, vai perder o
ânimo e acabar sendo negligente. O que nos leva
a…
Atualize suas playlists com regularidade.
Para fazer uma playlist que valha a pena seguir,
ela tem de ser dinâmica e ir mudando com o
tempo. Se isso não acontecer, a pessoa pode
ouvi-la uma só vez e deu. Escolha um dia da
semana para fazer atualizações e faça um serviço
consistente, para criar expectativa no pessoal.
Só UMA música de cada artista.
A não ser que a playlist sirva para exaltar o
talento de um artista, é melhor apostar na
diversidade. O algoritmo do Spotify pode
rebaixar uma lista que privilegia um só artista.
Semeie suas músicas!
Encaixe elas perfeitamente entre outras ótimas
canções de outros artistas. Mas, lembre-se, só
uma música por artista, a não ser que seja uma
playlist sobre um artista.
Playlists têm de ter entre 20 e 60 músicas.
O algoritmo privilegia listas com mais de 20
músicas e menos de 60. Pense em colocar 25 ou
30 quando criar a lista, depois vá adicionando
aos poucos. Quando estiver chegando a 60, tire
as mais antigas.
Promova suas playlists.
Compartilhe as playlists que você cria nas
redes sociais, por e-mail etc. Peça que eles
sigam suas playlists, e peça sugestões do que
colocar ali no futuro. Peça que seus fãs usem uma música sua nas playlists deles. O Spotify
presta atenção quando seguidores usam músicas
de outra playlist nas dele. Isso é a coisa MAIS
IMPORTANTE que um fã pode fazer para te
apoiar no Spotify. Então dê a eles um link que
leve para sua playlist e peça que eles façam isso!
Conte aos outros artistas que vai usar sons
deles em playlists. Entre em contato por Twitter,
Facebook ou e-mail. Conte que ama a música
deles, que vai usar uma na playlist. Peça que eles
sigam a playlist e divulguem para seus fãs.
Brinque também com essas outras ideias de playlist:
Playlist de catálogo — Playlist de catálogo — Esta é uma playlist com o catálogo de todas as suas
músicas, ou uma seleção das suas melhores faixas. Playlists de catálogo são uma ótima ferramenta
para lançar um single; em vez de dar aos seus fãs o link de só uma música, mande eles para a
playlist que começa com esse single novo, e depois eles terão algo para ouvir (todo o seu catálogo
de músicas!). Lembre-se de adicionar a essa lista suas músicas novas, conforme as for lançando.
Confira uma exemplo de playlist assim AQUI.
“O que eu ando ouvindo” — Atualize esse tipo de playlist com regularidade que quiser, e
aproveite a infinitude das músicas de streaming. É um jeito ótimo de estreitar seus laços com o
público: eles vão te conhecer como artista e também como pessoa que adora a música de outros
artistas. É um jeito ótimo de promover bandas que você adore.
Uma dica: quando colocar novas músicas, lembre-se de tagear @Spotify e também o nome do
artista que está entrando na playlist. Às vezes pessoas famosas podem te retwittar! Para ver um
exemplo de playlist, clique AQUI.
Concurso de playlist — Desafie seus fãs a fazerem seus “setlists dos sonhos” ou um “Grandes
Hits” com suas músicas. Ofereça um prêmio para quem se sair melhor, e exija que eles
compartilhem sua playlist no Twitter e no Facebook. É um jeito ótimo de chegar a pessoas que não
teriam acesso à sua música.
Use o sistema de amizade — Você provavelmente tem vários amigos músicos que estão na mesma
saga de ganhar espaço no Spotify. Pergunte se eles estão dispostos a fazer um “troca-troca” de
músicas em playlists. Você usa uma música deles. Eles usam uma sua.
Coloque material extra e comentários — Suba na sua conta da CD Baby áudios comentando
todas as faixas de uma playlist, com um nome levemente diferente do da sua banda (por exemplo:
“Comentários de Tom Petty” ou “Rádio Spotify Chris Robley”), distribua esse material só para
o Spotify, e crie uma playlist que coloca lado a lado suas faixas comentando as músicas comas próprias músicas. É um jeito muito criativo de expandir a experiência de audição do seu
público com histórias do estúdio, análise das letras ou qualquer coisa que permita aos fãs
entrarem na música.
Faça playlists colaborativas — Esse é um jeito ótimo de colocar uma camada de interatividade
e engajamento no Spotify, porque qualquer um que seguir sua playlist vai poder fazer mudanças
nela. Por exemplo, você pode pedir aos seus fãs ajuda para fazer uma “Lista da Van da Turnê” ou
“Setlist do Show de Hoje”, usando suas faixas.
Coloque músicas suas em playlists colaborativas
Já que estamos falando nisso, há um sem número de playlists colaborativas por aí. Ache-as, siga,
coloque uma (SÓ UMA) música sua.
Aumentando suas chances de aparecer em playlists de algoritmo
Playlists feitas por curadores são ótimas, e ter sua música usada em uma dessas
playlists pode ter um impacto gigante na sua carreira. Mas há algo mais importante
do que as playlists de curadores: as playlists de algoritmos, tipo Release Radar e
Discover Weekly.
- Release Radar serve uma playlist customizada automaticamente para os seus ouvintes toda sexta, com mais de duas horas de novas músicas e canções de artistas por quem o ouvinte já demonstrou interesse (ou que tenham a ver com os artistas que o usuário já ouve).
- Discover Weekly é atualizada a cada segunda-feira com novas músicas e com jóias escondidas encontradas pelo algoritmo baseadas no seu histórico de músicas ouvidas.
Bryan Johnson, diretor artístico e de gerenciamento do Spotify inglês diz: "O que estamos vendo
agora é que elas (playlists de algoritmo, como a Release Radar, estão) se tornando uma grande
fonte de streaming - mais do que qualquer outra das nossas playlists editoriais, feitas por
curadores, que são as em que todos os artistas tentam estar. São (as playlists de algoritmo) que
estão aumentando o número de ouvidas de um artista."
O que você pode fazer para o algoritmo do Spotify notar sua música?
Concentre-se em fazer crescer seu número de seguidores
Quanto mais seguidores você tiver no Spotify, mais as playlists de algoritmo vão pescar sua música. Então é uma lição simples: consiga que seus fãs te sigam no Spotify. Esse será um uso melhor do seu tempo do que ficar oferecendo suas músicas para curadores de playlists, pelo menos agora no início.
CUIDADO COM A MÉTRICA DA VAIDADE!
Quando os dados de um artista são públicos, cria-se uma tendência de se preocupar com as coisas
erradas. O número de vezes que sua música foi ouvida (ou "play count") não conta, se ninguém
estiver colocando suas músicas em playlists e compartilhando com amigos.
Assim como acontece no YouTube, onde tempo médio que as pessoas gastam no seu vídeo
conta mais do que os views, o segredo para ter sua música usada em playlists do algoritmo do
Spotify é ENGAJAMENTO DE QUALIDADE.
Pode esquecer de quantas vezes sua música foi ouvida, como um todo, e se preocupar em como
fazer as pessoas que estão ouvindo o seu como começar a colocar músicas suas em playlists.
NÃO tente dar o golpe no número de plays da sua música
Muitos músicos foram pegos tocando suas próprias músicas no repeat para aumentar suas cifras. É
uma má ideia, pra começo de conversa, porque, se sua atividade é pública, os seguidores vão
conseguir te ver fazendo isso e vai ser deprê. Depois, você pode ser punido por isso. Alguns artistas
inclusive tiveram suas músicas retiradas do Spotify porque foram flagrados tentando burlar o
sistema.
Também é bom manter distância de serviços de vendas de cliques, que "garantem" plays para suas
músicas. Toda e qualquer atividade como essa pode ser vista como fraude, já que o número de
vezes que um som é ouvido no Spotify é monetizado.
NUNCA compartilhe o link de um single
É uma perda de oportunidade. Depois que o ouvinte tiver terminado seu som, o Spotify vai oferecer
para ele algo diferente (que pode não ser música sua). Em vez disso, crie uma playlist com sua
música, e bote o single mais recente no alto. Compartilhe ESTE link e ouvinte vai ter mais coisa sua
para explorar.
Faça uma promoção de pré-ouvir
Não espere até que uma música esteja lançada para fazer os fãs se engajarem com ela no Spotify.
Assim que você começar a instigar o pessoal com trechos da música, ou a revelação da arte do
álbum, posts de Facebook ou qualquer outra coisa assim, tenha também um link de pré-ouvir junto
com essas novidades, assim os fãs podem FAZER ALGUMA COISA com a música que logo mais será
lançada.
Com uma divulgação de pré-ouvir da Show.co, as pessoas podem clicar em um botão que vai salvar
a música a ser lançada na fila de músicas que ela vai ouvir. Assim que a música for lançada, será
colocada na biblioteca musical dele no Spotify. Isso pode ter um impacto positivo nos dados de
streaming do dia do lançamento (e isso, é claro, faz bem para o algoritmo).
Lance músicas com mais frequência
Não pense apenas em álbuns. Um álbum só te dá UMA oportunidade de mostrar sua música para o
mundo (e para a playlist Release Radar).
Quando o assunto é impressionar o algoritmo do Spotify, os singles são seus amigos. Em um mundo
de "economia da atenção", você não pode desaparecer por um ano ou mais para trabalhar no seu
próximo álbum. Para estar sempre no radar dos seus fãs, você deve lançar uma série de singles que
vão depois virar um lançamento maior ou criar umas faixas bônus para lançar entre seus EPs ou LPs.
Quanto maior for sua frequência de lançamentos de singles (junto com suas divulgações de préouvir), mais você terá picos de audiência que vão ajudar as playlists de algoritmos a te oferecer para
novos ouvintes.
Mantenha seus ISRCs em ordem
Se você lançar uma série de singles que depois vão fazer parte de um EP ou de um LP, essas
músicas podem ter o mesmo ISRCs (código de identificação único usado para distinguir cada
canção), desde que as gravações sejam idênticas. Isso vai fazer com que o contador de vezes que a
música foi tocada seja automaticamente transferido, quando ela estiver em um álbum.
Fase 4: oferecendo seu som para playlists com curadoria
Agora que você construiu a base e fez o máximo que poderia fazer por si mesmo
nas playlists, está na hora de entrar em contato com quem faz outras playlists. Mas
comece devagar aqui também: entre em contato com os curadores das playlists
pequenas deste tipo. Depois de ter tido algum sucesso, você pode tentar os
curadores das grandes.
Para quem você está oferecendo seu som?
É impossível que a gente recomende playlists num guia como esses, já que ele é direcionado a
todos os estilos de músicas e artistas. Mas saiba que há muitas oportunidades por aí — centenas
(talvez milhares) de playlists para cada estilo.
As regras para oferecer seu som valem para todos os estilos:
1. O Google é seu amigo — Uma boa playlist de um gênero (e os contatos do
seu criador) não é difícil de achar online. Faça uma busca simples e estará no
caminho.
2. Faça sua pesquisa — Vá buscando. Fique perdido no Spotify. Pule de playlist
para playlist. Anote o nome das que são memoráveis. Que tipo de artistas e
músicas elas usam? Que música sua ficaria bem nessa playlist?
3. Siga as playlists para que quer vender seu som — Não mande mensagens em
spam. Siga as playlists antes. Você gosta delas, não?
4. Crie uma relação com o criador da playlist — Siga-o no Twitter ou no Facebook,
se eles tiverem um perfil lá. Comente os posts no blog deles. Comunique-se.
Elogie.
5. … E DEPOIS venda seu som — Depois de ter mostrado que você se interessa
pela playlist deles, escreva para o curador e diga (brevemente) que adoraria ter
uma música sua na playlist, já sugerindo qual se adequa.
6. Cruze os dedos — Se eles usarem uma música sua, que ótimo! Se eles disserem
“Obrigado, não”, não faça birra nem pare de seguir a playlist. Sua PRÓXIMA
música pode ser a campeã!
Fase 5: Sucesso!
Quanto mais atividade tiver nas playlists, mais ouvintes
Quando sua música começar a ter um bom desempenho em playlists, playlists colaborativas e
playlists curadas independetemente, o algoritmo do Spotify pode começar a sugerir suas músicas
para a equipe editorial do Spotify. Este é o caminho para chegar até uma playlist como “Your
Favorite Coffeehouse” ou “Fresh Finds.”
Grana, grana, grana: A taxa de licenciamento de streaming mais os direitos autorais de publicação.
Conseguir entrar nessas playlists de prestígio deve aumentar o número de vezes que sua música é
tocada e a renda com streaming. Quando isso acontecer, você não só será pago a cada vez que sua
música for ouvida em streaming por seu distribuidor, mas — se a
música for uma composição sua — você também gerará uma renda de direitos autorais mecânicos.
Esse dinheiro pertence ao compositor e é pago pelo Spotify para entidades representativas de
artistas (as editoras), como Harry Fox. Entretanto, esses royalties podem ser difíceis de serem recolhidos ou
impossíveis de coletar sem a ajuda de um administrador de direitos de publicação.
Para cada US$ 100 em renda de streaming que você gerar, você vai ter direito a, em média, US$ 15
em royalties de publicação. É SEU dinheiro.
Dicas bônus para ajudar seus esforços com playlists
Deixe o mundo lá fora entrar
O Spotify não é uma ilha. O que você fizer no “mundo real” e em outros lugares online também
interessa aos curadores de playlists e à equipe do Spotify. Então faça turnê, grave vídeos, consiga que
blogs façam resenhas da sua música e tudo mais o que for ajudar a conseguir fãs no mundo real. Essas
oportunidades vão aumentar a atividade nas suas playlists no Spotify e aumentar o engajamento.
Não ignore o Facebook
Um número enorme de usuários do Spotify integraram suas contas de Spotify com Facebook para
compartilhar seus hábitos musicais, playlists prediletas e mais. Se sua página de Facebook for uma
cidade fantasma, ou seu engajamento no Facebook for baixo, isso vai pegar mal não só com os
ouvintes, mas também com o Spotify.
O “mercado da música” liga para o seu status
Números deixam uma boa impressão. Se você quer atrair a atenção de gravadoras, um empresário,
uma conta de Spotify bombada e um histórico de playlists bem ativas são um jeito de demonstrar que
você vale a pena o investimento.
Quais são os seus números do Spotify hoje?
Se você estiver distribuindo sua música através de uma editora, você pode ver relatórios de tendência do
Spotify e análises dos seus acessos na sua conta.
- Atividade total de streaming
- Suas faixas que se saem melhor
- Informações demográficas dos seus fãs (idade, gênero, uso de dispositivos etc.)
- Onde seus fãs vivem
- Em que playlists estão suas músicas
- E mais coisas
Esses dados podem ser super úteis quando você for avaliar suas divulgações no Spotify, marketing
online e estratégias de uso em playlists, e também te ajuda a tomar as decisões corretas na hora de
fazer turnês ou anúncios segmentados.
Conclusão
Esperamos que esse guia tenha te ajudado a formular uma estratégia clara de como
começar a impactar sua carreira com playlists do Spotify.
Não vai ser uma vitória da noite para o dia, mas, com boas músicas, um plano passo a passo e a ajuda
dos seus fãs, você pode aumentar cada vez mais sua presença na maior rede de streaming do mundo.
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