terça-feira, 2 de abril de 2019

Melhore a eficiência das sessões de dobra usando uma checklist

Uma sessão de dobra, especialmente se envolver vários músicos e partes a serem gravadas, pode se transformar rapidamente em um caos se você não tiver um plano. É muito fácil a gente ficar passar horas buscando a sonoridade ou a execução adequada, e podemos perder mais tempo ainda nesses experimentos se acontecerem coisas com as quais o produtor não esperava. Por isso, vale à pena estarmos preparados para reduzir o tempo, porque tempo é dinheiro, principalmente dentro de um estúdio de gravação.



No livro Music Producer’s Handbook é oferecida uma checklist para que uma sessão de dobra seja mais eficiente:

  • Existe uma lista de prioridades de dobra? Sabemos quais as dobras mais importantes e as menos importantes? Essa lista irá organizar o trabalho e evitará perda de tempo.
  • Podemos gravar na sala de controle? Muitos músicos preferem gravar no control room, porque eles gostam de ouvir bem o que estão tocando, além da proximidade com o produtor e o técnico, o que agiliza a comunicação.
  • Tem muita gente na sala de controle ou no estúdio? Quanto menos gente, menos distrações. ë melhor deixar todos os amigos, sócios e curiosos fora do estúdio quando o trabalho estiver sendo feito, para manter as distrações a um nível mínimo.
  • A voz está sendo gravada no local mais amplo do estúdio? Todos os instrumentos soam melhor quando existe espaço para o som se desenvolva, sendo assim devemos posicionar o cantor(a) ou instrumento no maior espaço disponível para gravar as dobras — depois de todas as correções terem sido realizadas nos canais—. Eliminamos as reflexões não desejadas do ambiente posicionando painéis acústicos em torno do microfone e do intérprete.
  • Ao repetir trilhas/canais, tentamos fazer algo diferente em cada trilha/canal? Utilizar um microfone diferente, ou um preamp, posicionamento diferente com relação ao microfone, todas essas ações ajudam a melhorar a sonoridade.
  • Ao duplicar trilhas/canais ou adicionar mais guitarra, temos à mão uma variedade de instrumentos e amplificadores? Duas guitarras (Les Paul e Strat, por exemplo) e dois amplificadores (Fender e Marshall é a combinação clássica), combinados com diferentes escolhas de palhetas, irão permitir que uma variedade de trilhas de guitarra possam conviver com mais efetividade na mixagem.
  • O intuito é fazer soar melhor ou somente soar diferente? As alterações nem sempre são para melhor. Existe uma grande diferença entre o que está sendo gravado na dobra e a tomada original? A nova tomada está surpreendendo a todos positivamente?
  • Pense na possibilidade de gravar pela manhã. Você irá se surpreender com o que se pode conseguir quando estamos com a cabeça fresca.
  • O microfone talkback está ligado? Os músicos podem se ouvir entre eles durante as tomadas? Se você falar e eles não ouvirem haverá um sentimento de isolamento e isso não é nada bom.
  • Algum músico deseja repetir sua parte? Caso um músico sinta que deve repetir sua interpretação, é que provavelmente ele poderá fazer melhor — mas certifique-se de ter salva a última parte gravada antes de gravar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.