quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dicas & Truques na captação e gravação de instrumentos musicais (parte 7)

Utilizar mais de um microfone


Até este momento, descreveu-se como efetuar gravacoes com apenas um microfone e, em grnde parte das situações, será suficiente, mesmo que o violão tenha um papel preponderante na mixagem. No entanto, há também técnicas de gravação multi-mic que lhe podem ser úteis. Muito do segredo em gravar consiste em juntar todas as fontes do som, como a produzida pelo corpo, cordas, orifício e braço do violão. Outra abordagem é utilizar um microfone diferente para cada elemento individual do som. Estes elementos são posteriormente misturados para obter o resultado pretendido - uma espécie de equalização natural.


O maior desafio, quando estiver a utilizar esta técnica, é garantir que todos os diferentes sinais estejam sincronizados durante a mistura. Se existirem atrasos entre os sinais, o resultado final ficará comprometido. Alguns engenheiros de som resolvem este problema colocando todos os microfones à mesma distância do orifício frontal, o que poderá resultar. Outro método é gravar cada canal em separado e depois juntá-los durante a mixagem. 

Muitos dos violões acústicos incorporam mecanismos de captação do som através de pickups. Embora possa parecer tentador, simplificar a tarefa de gravação, apenas gravando este sinal DI, pode gerar um resultado desapontador comparado com o conseguido através do uso correto de microfones. Um pick-up, no entanto, apenas capta as vibrações das cordas, embora estas também sejam influenciadas pela vibração do instrumento. Se um microfone estiver bem posicionado, captará as vibrações de todas as partes do instrumento, combinando-o com o reflexo das ondas sonoras do ambiente acústico. O resultado será um som muito mais natural. Dito isto, é importante dizer que as gravações de música pop não exigem precisão e que se pode obter um som que se enquadre bem numa mixagem combinando o sinal DI com o sinal captado pelos microfones.
O uso de vários microfones é também utilizado para gravar o som em stereo ou para criar efeitos pseudo-stereo. Para solos de violão, recitais e pequenas montagens, a captação stereo pode ser uma alternativa interessante, apesar da localização do violão na imagem stereo ser menos definida e criar mais dificuldades de montagem na altura da mixagem. Alguns engenheiros de som favorecem os efeitos pseudo-stereo, como a utilização de microfones apontados para o corpo e para o braço do violão, inserindo-os em canais opostos. 

Como alternativa, pode utilizar um microfone por cima do ombro do violonista e outro a 20-30 cm de distância do meio do braço do violão. A vantagem desta abordagem é que o microfone direcionado para o braço capta um som mais detalhado e brilhante, com muitos poucos graves (provoca um cancelamento de fase nas baixas frequências se a faixa for reproduzida em mono). Ter diferentes tonalidades em cada lado da imagem stereo pode fornecer uma imagem stereo mais ampla e interessante, embora provavelmente, se queira evitar o excesso de panning, a não ser que o interesse esteja em criar uma ilusão de um violão com três metros de diâmetro!
 (continua na próxima postagem)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.