Tecnologia Aplicada à Música. Notícias, Dicas, Tutoriais e Artigos On-line, Manuais em Português de softwares para quem utiliza a informática como ferramenta musical.
terça-feira, 19 de setembro de 2017
Produzindo Música com Ableton Live - Parte 09
Nono vídeo da série que é dedicada a produzir música com o software Ableton Live. Neste vídeo é mostrado como trabalhar com instrumentos vietuais, aplicar efeitos de envio e trilhas de retorno.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
PRODUZINDO MÚSICA COM ABLETON LIVE - PARTE 8
Oitavo vídeo de uma série de 20. Neste vídeo iremos ver a operação a Bateria Eletrônica. Veremos os Impulsos, clipes MIDI, como editar MIDI e como usar o teclado do computador como um controlador MIDI.
Veja também o manual Ableton Live 10 em português:
segunda-feira, 11 de setembro de 2017
Produzindo Música com Ableton Live - Parte 07
Sétimo vídeo da série Produzindo Música com Ableton Live. Neste vídeo o assunto abordado é Gravação de áudio. Como configurar e gravar.
quarta-feira, 6 de setembro de 2017
Produzindo Música com Ableton Live - Parte 06
Sexto vídeo da série Produzindo Música com Ableton Live. Neste vídeo o assunto abordado é Edição de áudio.
Produzindo Música com Ableton Live - Parte 05
Quinto vídeo de uma série constituído de 20 vídeos que mostram como produzir música com a a DAW Ableton Live. Neste vídeo veremos a função Warp.
terça-feira, 5 de setembro de 2017
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
Masterização de áudio digital em computador - Curso Completo
Muita gente, muita gente mesmo, pergunta se o processo de masterização ainda é necessário. A maioria das pessoas não sabe o que é o processo de masterização. Para responder definitivamente essas perguntas e sanar todas as dúvidas sobre o processo de masterização de áudio, estamos disponibilizando em nosso canal youtube um curso completo sobre masterização. O original é em alemão e foi legendado em português por Germano Lins.
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
Produzindo Música com Ableton Live - Parte 03
Terceiro vídeo de uma série constituído de 20 vídeos que mostram como
produzir música com a a DAW Ableton Live. Neste vídeo são mostrados como
configurar o tempo do projeto, como criar trilhas, a natureza dos
arquivos, as seções de trilha, como criar cenas, como salvar o projeto,
como compilar arquivos e como gravar de uma vista a outra.
quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Produzindo música com o Ableton Live - parte 02
Segundo vídeo de uma série de 20 dedicada a mostrar como produzir música com o Ableton Live.
Produzindo Música com Ableton Live - Parte 01
Primeiro vídeo de uma série de 20 dedicados a produzir uma música com o Ableton Live.
quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Seis diferentes frequências e como determiná-las
Bom, uma coisa eu já sei. Todo engenheiro de mixagem profissional domina o espectro de frequências. Têm ele decoradinho em suas mentes. E sendo assim eles sabem muito bem o que fazer com o equalizador para melhorar a sonoridade de algum instrumento ou voz. É essa qualidade que separam os engenheiros profissionais dos novatos ou curiosos.
Um engenheiro de áudio profissional quando ouve um determinado som ou instrumento logo pensa: "Acho que tá precisando um corte de 1 ou 2 dB ali por 300 Hz para melhorar esse som". Ou então, está precisando um reforço por volta de 2 kHz.
Se você já chegou nesse patamar, orgulhe-se de si próprio. Você está ouvindo e entendendo o que pouquíssima gente entende. E realmente isso é motivo pra se orgulhar.
Na engenharia de áudio existem coisas que são recorrentes como determinadas frequências que costumam aparecer mais do que outras. Se você souber encontrar as seis frequências a seguir, você será bem mais rápido e eficiente na solução desse problema.
Frequência 1 – Corpo e Clareza/Confusão
Instrumentos e sons que residem nas frequências mais baixas tendem a aparecer mais. As frequências média graves podem encorpar o som, mas em contrapartida podem deixar as coisas não muito claras e definidas. A região em torno de 200 é um bom lugar para verificar se existem confusões indesejadas, os chamados boomies nas mixagens.Vamos ouvir esse contrabaixo que possui um reforço em torno de 215 Hz, resultando em um som muito encorpado que pode parecer legal por si só, mas definitivamente irá desordenar o espectro de baixo alcance.
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