sexta-feira, 21 de julho de 2017

Dicas & Truques na captação e gravação de instrumentos musicais (parte 4)

Tratamento acústico

Uma vez construídas as paredes e o teto do estúdio (nas dimensões otimizadas e dentro dos critérios adequados de isolamento), é necessário fazer um tratamento interno das superfícies, procurando-se as condições ideais para a aplicação que se deseja.

Antes de se definir qual o tipo de material a ser usado no tratamento acústico, é importante conhecer o coeficiente de redução de ruído (NRC). Trata-se de um valor numérico de classificação que permite quantificar a capacidade de um determinado material em absorver o som. Esse coeficiente, em geral, aplica-se mais a materiais macios, como espuma acústica, lã-de-vidro, carpete, etc, embora também possa ser aplicado a materiais "duros", como tijolo e massa de reboco. O NRC de um material é a
média de absorção de várias frequências centrais entre 125 Hz e 4 kHz. Quanto maior for o coeficiente, melhor será absorção do material. A tabela abaixo mostra alguns exemplos de materiais:

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Dicas & Truques na captação e gravação de instrumentos musicais (parte 3)

Isolamento acústico

Cada tipo de material possui uma característica própria, no que se refere a isolamento acústico, dependente da sua densidade e também da sua espessura. O parâmetro chamado de classe de transmissão sonora (STC) é um valor numérico de classificação que mostra a redução da transferência do som através de um determinado material, ou combinação de materiais. Essa classificação geralmente aplica-se a materiais duros, como o tijolo, o concreto ou o reboco de parede, entre outros. É verdade que qualquer material bloqueia uma porção da transmissão do som, mas, efetivamente, os materiais de alta densidade são melhores nesse aspeto do que os materiais leves. A solução mais comum para reduzir a transferência do som de um ambiente para outro é o uso de parede dupla, com um espaço entre elas, que pode ter apenas ar ou um material mais absorvente (ex: lã-de-vidro). Quanto maior for o coeficiente, melhor será o isolamento. A tabela abaixo mostra alguns exemplos de materiais:

domingo, 16 de julho de 2017

Dicas & Truques na captação e gravação de instrumentos musicais (parte2)

A importância da acústica na sua sala de captação.

A sala de gravação é um dos parâmetros mais importantes de uma gravação acústica de estúdio. Todos os sons gravados acusticamente numa dada sala adquirem as características próprias desta sala. As características dos sons variam com o tamanho, a composição, a forma da sala e com a localização da fonte sonora e do ouvinte. Uma forma simples e bastante eficaz de testar uma sala é a de sampelar (gravar) um simples bater de palmas:

sábado, 15 de julho de 2017

Dicas & Truques na captação e gravação de instrumentos musicais (parte1)

Sala de captação de som 

Germano Lins
para musicaudio.net

É comum pessoas quererem transformar uma sala ou quarto de sua casa em um estúdio e achar que, para isso, basta forrar as paredes com carpete, cortiça, espuma ou até mesmo embalagens de ovos, e pronto, já se tem um estúdio.  Não é assim que ¨a banda toca¨. Infelizmente, nem todo mundo compreende que as soluções acústicas podem até ser simples, mas é necessário conhecer os fenômenos acústicos, de modo a encontrar as formas mais adequadas de resolver os problemas que sempre aparecem.

O objetivo deste artigo é apresentar conceitos básicos e mostrar novas formas de melhorar a acústica de uma sala ou quarto para que nele funcione um estúdio.


domingo, 25 de junho de 2017

COMO GRAVAR UMA MÚSICA DE FORMA PROFISSIONAL SEM GASTAR MUITO - PARTE 04...

Quarto vídeo de uma série dedicada a mostrar um passo a passo de como gravar áudio profissionalmente sem gastar muito em um home studio. Neste vídeo é mostrado como gravar uma guitarra elétrica e um violão. Mais informações em nosso site www.musicaudio.net.



quarta-feira, 21 de junho de 2017

Áudio Profissional no Linux - Parte 03

Terceiro vídeo de uma śerie dedicada ao trabalho de áudio profissional em sistema operacional Linux. Neste terceiro vídeo é mostrado como gravar na DAW Ardour 5. Mais informações em nosso site www.musicaudio.net.



segunda-feira, 19 de junho de 2017

NastyDLA mkII - Grátis

Resultado de imagem para nastydlamkII

NastyDLA mkII – Dispositivo Chorus Echo Clássico com simulação de fita magnética analógica.

  • Efeitos clássicos de Delay e Chorus
  • Coloração do sinal de áudio
  • Simulação de saturação de fita magnética
A versão mkII deste plug-in é um redesenho técnico geral e possui algoritmos de saturação para sonoridade aprimorada. Basicamente, o NastyDLA mkII mantém a característica do som original, mas introduz o estágio de entrada modelada por esta tecnologia nova e também recria o o algoritmo de compressão de fita para uma melhor performance de distorção. Em geral, a geração de distorção parece ser mais analógica e a percepção de largura e profundidade é significativamente melhorada.

COMO GRAVAR UMA MÚSICA DE FORMA PROFISSIONAL - PARTE 03 - BAIXO

Terceiro vídeo de uma série dedicada a mostrar um passo a passo de como gravar áudio profissionalmente sem gastar muito em um home studio. Neste vídeo é mostrado como gravar um baixo. Mais informações em nosso site www.musicaudio.net.



FerricTDS - Simulador de Fita Analógica - Grátis



Este dispositivo simula alguns efeitos dinâmicos que podem ser obtidos com alguns equipamentos de fita magnética de alta qualidade.

Funciona muito bem em sintetizadores VA e guitarras para adicionar saturação leve e presença.

Download direto

epicverb - Reverb Digital - Grátis


epicverb_small2

O dispositivo de reverberação "epicVerb" destina-se a duas coisas: simular uma pequena sala com ambiente bem adaptado às produções de bateria ¨moderna¨ e voz até grandes salões "épicos". Esta reverberação varia de concreto, ou até mesmo nervoso, para retalhos de reverberação lisos, transparentes e sem artefatos. Está projetado para máxima flexibilidade e facilidade de uso e produz uma verdadeira reverberação estéreo de alta qualidade.

"epicVerb" apresenta dois modos de reverberação diferentes e 6 diferentes modelos estéreo de reflexão precoce. Existem alguns controles de reverberação padrão como 'TIME', 'DAMP' ou 'PRE-DELAY', bem como a modulação da reverb tail e controle detalhado sobre os padrões de reflexão como uma opção.

Oferece diferentes controles de tempo de reverberação para freqüências altas e baixas, bem como uma seção de EQ de som musical que contém dois equalizadores "BootEQ" e filtragem adicional de alto e baixo nível.

Especificações e requisitos necessários

PC / VST compatível
Motor de áudio com otimização SSE e Assembler
Processamento de áudio digital State-of-the-art
Reverbs diferentes e modos de reflexṍes para flexibilidade máxima

Para ver interface de usuárioclique aqui.

Para ouvir alguns exemplos clique: one, two, three.