sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

LOGIC PRO X: Adeus nota fora! Quantizando pela escala musical usando o plugin TRANSPOSER MIDI



Por Germano Lins

Aprenda a quantizar a escala musical do que você toca no seu teclado MIDI ou pads de bateria usando o plug-in Transposer MIDI no Logic Pro X.



Para os usuários do Logic Pro, os novos plug-ins MIDI do Logic Pro X são algo de maravilhoso. Um dos recursos mais adorados é a capacidade de quantizar (musicalmente) notas MIDI entrantes para qualquer escala. Isto significa essencialmente que quando o plug-in Transposer MIDI é aplicado no seu dispositivo de entrada musical, seja um controlador ou um teclado externo ou mesmo usando o teclado virtual de digitação musical juntamente com o ControlSkin, todas as notas que você toca são automaticamente quantizadas (musicalmente) para notas na escala musical selecionada. É um recurso muito legal do Logic Pro X, pois capacita os produtores a compor com bastante liberdade, mesmo somente tendo pouco conhecimento de teoria musical. Desde que se saiba a diferença de um tom maior ou menor, se não aí já vira bagunça.

Neste tutorial, vamos reprogramar as notas MIDI entrante de uma escala cromática (que é a padrão) (teclado estilo piano) para uma escala de blues em Lá a menor. As escalas de blues e pentatônicas são ótimas para composição e improvisos. Mas você é quem escolhe a escala a usar em sua composição.

Efeitos, Effects, FX's .. tudo de graça!!! parte 2

Continuando a nossa série de plugins de efeitos de áudio grátis....

Um filtro HF muito agradável e musical com comportamento de curva estreita muito ampla e comutável.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Efeitos, Effects, FX´s... tudo de graça!!! parte 1

Os plugins VST adicionam potência, qualidade e flexibilidade à sua estação de trabalho de áudio digital. Eles também podem ser muito caros. Aqui temos uma coleção de mais de noventa plugins de efeitos, todos com uma coisa em comum: são gratuitos. Verifique os detalhes de cada plugin para ver se ele funciona em seu sistema. Se você estiver sem grana, normalmente isso acontece nessa época do ano, esta lista é exatamente o que você precisa.

Se você precisar de Music Packs, Music Kits ou Sound Effects, visite AudioJungle. São milhares de soluções premium para atender necessidades de todo tipo em produções musicais.

Conta pra gente qual é o seu plugin favorito. Caso queira comentar algo, não se acanhe.


"O BootEQ mkII é um equalizador com pré-amplificador que fornece alguns efeitos de coloração de sinal agradáveis e musicais. 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DIGITAL FISH PHONES - Plugins gratuitos

Baixe esse pack com 3 plugins muito bons e funcionais:

1. BLOCKFISH, um compressor super interessante.
2. SPITFISH, um De-esser muito sensível, com vários parâmetros para resolver problemas de sibilância.
3. FLOORFISH, um Gate/Expander simples de usar, fácil de configurar e com ótima qualidade!


BLOCKFISH screenshot


Para baixar acesse o site do fabricante:


Bons trabalhos e sucesso!!!


BLUE CAT AUDIO - Plugins gratuitos

São plugins que sempre uso nos meus trabalhos. Aqui temos um pack com 6 plugins gratuitos, Chorus, Flanger, equalizador, analisador de frequência, phaser e um controlador de ganho. São muito bons! Vale a pena ter esses plugins à mão!


Para baixar o pacote acesse o site do fabricante:


Bom trabalho e sucesso!

sábado, 28 de janeiro de 2017

Seis conselhos para gravar voice-overs


Audio-Technica, 

traduzido por Germano Lins



Gravar voice-overs — ou voz em off —, podcasts e outros tipos de locuções requer uma série de demandas específicas. No entanto, é possível capturar som com qualidade profissional sem a necessidade de gastar uma fortuna. A seguir, damos alguns conselhos úteis para começar.




1. O microfone

Em voice-overs e locuções, o dispositivo mais importante na cadeia do sinal é o microfone. É aconselhável um microfone cardioide, que consiste em um microfone unidirecional com um diagrama polar em forma de coração (daí vem o seu nome), o que se traduz em uma maior sensibilidade para os sons que chegam em sua parte frontal e, ao contrário, um mínimo de sensibilidade aos sons que chegam em sua parte posterior, onde se produz uma atenuação gradual. Um bom exemplo é o microfone cardioide de condensador AT2020 USB da Audio-Technics. Este microfone não somente oferece uma sonoridade fantástica, como também a sua saída USB permite prescindir da interface de áudio e assim podemos conectá-lo diretamente no computador, onde o sinal digital pode ser gravado e mixado utilizando o programa que você quiser.


2. Isolamento

domingo, 22 de janeiro de 2017

Plugins multicanal e multimono: diferenças e aplicação

G_Marin, Hispasonic
traduzido por Germano Lins


No mundo dos compressores em hardware, geralmente temos que escolher entre um compressor mono e um estéreo. Também temos a opção de utilizar dois compressores mono em substituição de um compressor estéreo, mesmo sabendo que não é exatamente a mesma coisa.

Universal Audio 1176
O compressor 1176 da Universal Audio (mono) é presença comum na maioria dos estúdios.

API 2500
O compressor de 2500 da API (estéreo) é um dos mais populares para uso no canal master.

No mundo virtual, a maior parte dos plugins tem uma versão mono e outra estéreo, ainda que para nós, quase sempre, seja exatamente o mesmo visualmente.



sábado, 21 de janeiro de 2017

Fundamentos da Equalização - parte 2



Você se familiarizou com os fundamentos da equalização que mostramos no primeiro vídeo desta série? Então vamos avançar. Neste vídeo vermos os principais tipos de equalizadores e as diferenças que existem entre eles.



Fundamentos da Equalização (legendado português) - parte 1







Equalizar consiste em modificar o conteúdo de frequências de um determinado sinal, o que nos permite corrigir problemas e melhorar as nossas trilhas.

Este é o primeiro de uma série de vídeos dedicados inteiramente à equalização. Começaremos pelo básico e iremos aumentando o nível passo a passo.



Noise Gates: o que são e como devem ser utilizados?

Guillermo Navarrete, Hispasonic

traduzido por Germano Lins



Os Noise Gates começaram a aparecer nos estúdios nos anos 70. Allison Research, que depois se tornou Valley People, forma os primeiros a produzir um noise gate para uso comercial em 1969, chamado Kepex. Paul Buff, o fundador da Allison Research, o fez para uso pessoal em seu estúdio de gravação – Pal Recording Studios - com o objetivo de combater o acúmulo de ruído causado pelo uso de vários canais em fita na hora de realizar overdubs.




O que é um Noise Gate?