Dois anos já se passaram desde o lançamento da última versão
do Mixxx, a versão 1.11. Esta semana está sendo lançada a versão
beta do que o pessoal da Mixxx desenvolveu durante os últimos dois
anos: Mixxx 1.12. Com um novo número de versão tão pequeno a
atualização pode parecer pouca coisa, mas o certo é que o programa
melhorou muitíssimo.
O Mixxx agora conta com uma interface totalmente renovada cujos
skins são redimensionáveis, um dos quais nos permite visualizar as
formas de onda empilhadas. A animação das formas de onda foi
notavelmente melhorada, com uma suavidade de deslocamento de até
60fps – ajustável nas opções –. A representação gráfica das
formas de onda agora é multicolor e altera seu tamanho e cor
conforme realizamos modificações no mixer. Temos cinco novos
efeitos, podemos escolher os pontos de corte da EQ, podemos
visualizar o coverart da música, até quatro entradas micro estão
disponíveis – para as festas com muitos DJs pesados –, detecção
e alteração de tonalidade da música para os que gostam de fazer
mixagem harmônica, melhorias na sonoridade ao usar pitchlock,
melhorias no sistema de mapeamento MIDI, mixagem externa ou interna,
uso simultâneo de diferentes interfaces de áudio, controle por DVS,
gravação de sessões em diferentes formatos, streaming mediante
Icecast e Shoutcast... E continua sendo grátis e Open Source.
Para que esta versão
beta chegue a versão final os desenvolvedores precisam de muita
ajuda. Sendo assim, se você quer ver um programa gratuito que faça
frente aos pagos, ajude! Primeiro
de tudo baixe e instale o Mixxx – para
Windows, OSX ou
Ubuntu– neste link. Reporte os bugs neste outro link, e dê qualquer tipo de feedback neste outro. Caso se interesse em
colaborar na tradução do programa ou de sua documentação,
consulte este link.
Tecnologia Aplicada à Música. Notícias, Dicas, Tutoriais e Artigos On-line, Manuais em Português de softwares para quem utiliza a informática como ferramenta musical.
quarta-feira, 6 de maio de 2015
quinta-feira, 23 de abril de 2015
A Função Side-Chain no Cubase
Plug-ins do Cubase que tem Side-chain:
Isso ativará todas as trilhas da sessão (incluindo grupos de trilha) para que roteiem o áudio para o plug-in.
- Vintage Compressor
- Compressor
- Expander
- Gate
- Auto Pan
- Chorus
- Studio Chorus
- Flanger
- Phaser
- Tremolo
- Vibrato
- Mono Delay
- Ping Pong Delay
- Stereo Delay
- WahWah
Passo a passo
Comece inserindo um plug-in capaz de realizar a função side-chain em uma trilha. A opção side chain está marcada em amarelo na figura a seguir.Isso ativará todas as trilhas da sessão (incluindo grupos de trilha) para que roteiem o áudio para o plug-in.
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Airtime - Crie a sua própria Radio Online Grátis
Conheça o Airtime, uma ferramenta gratuita para você criar o seu próprio servidor de web radio no seu computador.
Quem nunca teve o sonho de ter a própria rádio? É... talvez, esse não seja o sonho de todo mundo, mas já foi o meu um dia e acredito que se você está lendo este artigo provavelmente tem interesse também, vamos conhecer a ferramenta.
Conheça o Airtime
Airtime é o nome de um projeto de código aberto para a criação de radios online, ele era desenvolvido pelaSourceFabric anteriormente sob o nome de Campster mas em 2011 a empresa decidiu abrir o programa possibilitando que a comunidade pudesse melhorá-lo e foi exatamente isso que aconteceu, dentre as principais funcionalidades destacamos:
- Interface muito intuitiva e bem organizada
- Permite organizar todas as musicas
- Criar playlists
- Pesquisar musicas
- Capacidade de editar os metadados das músicas diretamente do Airtime
- Agendamento
- Ferramentas de streaming integradas
- Disponibilização de um calendário para organização da “agenda musical”
- Ferramentas de DJ, integração com o Soundcloud
Fonte: Diolinux -
por Dionatan Simioni
Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.
quinta-feira, 16 de abril de 2015
3 Maneiras de lidar com sobreposições de regiões no Logic Pro
Regiões sobrepostas podem fazer com que os objetos e trilhas do seu arranjo se comportem de uma maneira que você não deseja, o que pode ser frustrante, especialmente quando você sabe que colocou ou editou uma região exatamente onde você queria. O Logic Pro oferece várias formas de lidar com sobreposições de região e, neste artigo, vamos dar uma olhada em três delas.
Todos os métodos utilizados abaixo são bons, cabe a você escolher o método que melhor se adpate à sua necessidade específica.
Os três métodos funcionam da seguinte forma:
- O Método 1 ajusta a duração das regiões
- O Método 2 cria uma nova trilha incluindo todos os plugins
no canal original
- O Método 3 permite uma transição suave entre as regiões
usando a ferramenta crossfade
Como trabalhar com grupos VCA/DCA
VCA é a abreviação de Voltage Controlled Amplifier que,
traduzido, significa "amplificador controlado por tensão".
Nos modelos de mesas de som de PA analógicas correspondem a uma
série de potenciômetros lineares que permitem agrupar um conjunto
de faders de canal específicos e controlar seu nível de maneira
proporcional e direta ao do VCA determinado. A diferença para um
subgrupo, é que o VCA incrementa ou diminui, para entendermos, a
mesma quantidade de dBs em todos os canais, enquanto que o subgrupo
não tem esse comportamento direto aos canais, e sim, modifica o
sinal resultante.
Um exemplo prático para ver a diferença entre o VCA e o subgrupo é que se incrementamos em 10 dB o sinal de um VCA para um determinado grupo de canais, todos eles incrementam 10 dB de maneira individual porque também modificamos todos os envios post-fader (efeitos, majoritariamente), enquanto que se fazemos o mesmo com um subgrupo, o que incrementamos são 10 dB na mixagem dos ditos canais, que na prática continuam com o mesmo nível de fader individual. De forma contrária, os subgrupos podem ser processados, enquanto que o VCA não é um canal por si só. Nas consoles digitais, os VCA são controlados mediante domínio digital, que na realidade são amplificadores controlados digitalmente — DCA em sua sigla em inglês —.
Um exemplo prático para ver a diferença entre o VCA e o subgrupo é que se incrementamos em 10 dB o sinal de um VCA para um determinado grupo de canais, todos eles incrementam 10 dB de maneira individual porque também modificamos todos os envios post-fader (efeitos, majoritariamente), enquanto que se fazemos o mesmo com um subgrupo, o que incrementamos são 10 dB na mixagem dos ditos canais, que na prática continuam com o mesmo nível de fader individual. De forma contrária, os subgrupos podem ser processados, enquanto que o VCA não é um canal por si só. Nas consoles digitais, os VCA são controlados mediante domínio digital, que na realidade são amplificadores controlados digitalmente — DCA em sua sigla em inglês —.
domingo, 29 de março de 2015
MuseScore 2.0 - Edição de Partituras - Grátis
Os desenvolvedores do MuseScoreestão anunciando o lançamento da segunda segunda versão
deste editor de partituras depois de quatro
anos de muito trabalho, foram mais de 400 pessoas trabalhando neste
projeto.
A
interface
de usuário recebeu
muitas melhorias,
algo que é
percebido logo quando se abre o programa com o novo "Start
Center",
que
é um assistente que simplifica
a criação
de partituras.
Também
dispomos de uma nova janela
Inspector que
dá
um acesso mais rápido às propriedades de cada nota e outros
elementos,
e
paletas
personalizáveis que
agrupam
os símbolos
de notação
que são mais utilizados.
Por outro
lado,
o
modo
de vista contínua permite
introduzir
notas sem se ver limitado aos saltos de página ou linha.
Entre
as novas
ferramentas
de edição destaca-se
a funcionalidade de partes
linkadas,
gracas
a qualquer alteração que realizemos na partitura se verá refletido
automaticamente nas partes que selecionemos,
e
vice
versa. Isso
é só uma pequena mostra das novas características desta versão,
entre as quais podemos citar um piano em forma de "toolbar"
para facilitar a entrada de notas, maior
flexibilidade para introduzir acordes com o uso de símbolos,
um
modo de repitch que
permite alterar a altura tonal sem
variar o ritmo
e
muito
mais.
Contamos
também
com novos
estilos e
elementos de notação,
e
aqui
encontramos outra funcionalidade importante:
a
incorporação de tablaturas para
os guitarristas e instrumentistas de corda.
Os
diagramas
de trastes,
o baixo
cifrado e
a notação
slash são
outras novidades a serem consideradas.
As
melhorias continuam no layout,
na
reprodução,
na
importação
MIDI
e
na
usabilidade.
As partituras criadas no MuseScore 1.3 devem ser abertas sem
problemas no MuseScore 2.0, logo, podemos dizer que esse upgrade é
algo seguro de ser feito.
Baixar
MuseScore
2.0 (Windows,
Mac OS X e Linux)
quinta-feira, 26 de março de 2015
19 apps para iOS que todo DJ deve testar ou, pelo menos, conhecer
Se você é DJ com certeza já de deu conta que nos últimos anos tem aparecido uma boa quantidade de aplicações para transformas iPads ou iPhones em um completo sistema de gravação, ou em uma ferramenta auxiliar que irá completar o seu setup de DJ. Grande parte dessas apps não passam de meras curiosidades para realizar experimentos sonoros não chegando nem perto de ser realmente algo profissional. Mas, com o tempo, isso tem mudado, tanto pela potência dos dispositivos, que a cada lançamento são velozes e poderosos, como também pela estabilidade e funcionalidade das aplicações que vão surgindo no mercado, chegando ao ponto de hoje em dia querermos incorporar um iPad no setup. A possibilidade de poder empregar interfaces de áudio e controladores MIDI da classe compliant, assim como alguns controladores e interfaces específicas de determinados fabricantes que chegaram a acordos com a Apple, têm elevado exponencialmente o interesse por usar os pequenos dispositivos da Apple, especialmente por aficionados, que com pouco investimento passam a ser sentir DJs. O interesse vai mais além de usar o iPad como substituto do computador e portanto como dispositivo del ordenador y por tanto como dispositivo que executa a reprodução das músicas, já que também podemos empregar o iPad como um completo controlador tátil para qualquer software software que tenhamos rodando no computador, como dispositivo para gravar as sessões ou como groovebox para acompanhar as mixagens.
É totalmente certo que um iPad não é um dispositivo que inicialmente foi especificamente projeto para DJs, mas os computadores também não eram e agora eles exercem um papel importante, chegando ao ponto de ser indispensáveis.
segunda-feira, 23 de março de 2015
Little AlterBoy - Maipulação Vocal com auto-afinação - Grátis (por tempo limitado)
Little AlterBoy é um plugin de manipulação vocal, auto-afinação e pitchshifting da SoundToys, pode ser baixado gratuitamente até 28 de Março de 2015 — e além disso, você pode participar de um sorteio e ganhar todos os plugins e atualizações da SoundToys —. Os formatos são VST / AU / RTAS /AAX para Windows e Mac OS X.
HOFA 4U Meter-Fader-MSPan - Utilitário de medição e panning - Grátis
HOFA 4U Meter, Fader & MS-Pan é um utilitário de medição e panning atualizado a poucos dias que nos dá um apoio muito grande se a nossa DAW não possuir um canal de mixagem suficientemente completo. Oferece medição de pico EBU R128, fader de volume e um panner para aumentar a imagem estéreo. A função de medidor pode ser desativada para economizar CPU, que funcionará unicamente como controlador de ganho e pan..
Este plugin faz parte de um conjunto de três, e devem ser baixados juntos; os outros dois são: ProjectTime e Goniometer & Korrelator.
Baixar plugins HOFA 4U (Windows e Mac OS X, VST / AU / RTAS / AAX, 32 e 64-bit).
Drum Pro - Bateria Eletrônica - Grátis
Drum Pro de StudioLinkedVST é uma bateria eletrônica que possui 20 kits e 9 sons — incluindo os da TR-808 e 909 —. Cada som está mapeado à um pad virtual, que podemos controlar com um teclado MIDI ou drumpad externo. Cada pad tem seus controles de volume e pan, e também podemos ajustar o ataque, decay, sustain, release e volume globalmente.
É um plugin gratuito, e pode ser ampliado comprando-se pack opcionais de diversos estilos.
Baixar Drum Pro (Windows VST e Mac VST/AU)
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