sábado, 10 de maio de 2014

CRIAR UM OBJETO NO ENVIRONMENT PARA O SEU EQUIPAMENTO MIDI NO LOGIC PRO

Apesar de na versão X a compreensão do Environment ter melhorado muito pouca gente sabe como criar um objeto environment adequado para o seu hardware.

CRIAR UM OBJETO ENVIRONMENT PARA O SEU EQUIPAMENTO MIDI NO LOGIC PRO

Germano Lins


Saiba como acessar e programar o seu dispositivo MIDI hardware, como um sintetizador ou SAMPLER, criando um ambiente básico para ele no Logic Pro.

Neste tutorial iremos ver como configurar e usar um environment básico para sintetizadores, baterias eletrônicas e samplers. Aqui iremos ver as técnicas básicas que nos permitirão sequenciar com um sitetizador em hardware dentro do Logic Pro.

Neste exemplo usaremos o sintetizador analógico Tetr4 da Dave Smith Instruments com 4 canais MIDI ativados.

Nota: O seu sintetizador / sampler / drum machine precisa ter uma interface MIDI ou conexão USB para que as técnicas aqui apresentadas possam funcionar nele. Também será necessária uma forma de poder ouvir o instrumento através de um mixer externo ou de fones de ouvido.

Neste tutorial mostramos como configurar o seudispositivo MIDI dentro do Logic somente. De forma que a maneira de configurar o seu dispositivo deve ser consultada em seu respectivo manual.

1. Na janela principal use o comando Window>Environment.

2. Na janela Environment, clique na caixa de parâmetros cinza à esquerda e selecione Create Layer no menu que é apresentado. Isso irá criar um environment sem nome.

3. No novo environment criado clique na caixa de parâmetros cinza à esquerda para que possa renomear o environment. Neste exemplo iremos renomear para DSI Tetr4.


4. O próximo passo é criar um Multi instrument que irá ter os canais MIDI para serem usados na janela principal. Na janela Environment, use o comando New>Multi Instrument.

5. Na caixa de parâmetros cinza à esquerda na janela Environment, clique no nome do objeto Multi Instrument e digite um nome para o instrumento. Neste exemplo digitamos DSI Tetr4.


6. (Opcional) Caso você tenha um ícone específico para o seu dispositivo você pode fazer com que ele apareça nos canais seguindo este procedimento:

Na caixa de parâmetros cinza à esquerda na janela Environment, clique na imagem de ícone. Selecione o ícone desejado para o seu dispositivo em hardware na lista que é apresentada. No diálogo que é apresentado clique em Change.



7. Clique nos números do objeto Multi Instrument de forma a ativar os respectivos canais MIDI. Repita o processo para quantos canais MIDI forem necessários. Neste exemplo ativaremos 4 canais MIDI (1 a 4).


8. Clique no ícone no topo do objeto Multi Instrument de forma a selecionar todo o objeto e não apenas um dos canais.

9. O próximo passo é informar que o objeto Multi Instrument recém-criado foi criado para falar com a interface MIDI ou dispositivo MIDI USB. Neste exemplo o DSI Tetr4 é conectado à sua porta via USB, consequentemente ela aparece na lista.
Na janela Environment clique na caixa de parâmetros cinza e selecione a porta MIDI que corresponde ao seu sintetizador, sampler ou módulo.

10. Repita o passo 8 depois use o comando Edit>Copy

11. Clique n botão vermelho no topo e à esquerda da janela Environment para fechá-la.

12. Na janela principal clique-duplo em uma trilha vazia de forma a criar uma nova trilha.

13. Use o comando Edit>Paste. No diálogo que é apresentado, clique em Create para cirar novas trilhas para os objetos que foram criados no environment. Esses canais são os canais que deverão ser selecionados para que se possa tocar o instrumento Multi Channel.

14. Se tudo correu bem você estará apto a tocar e sequenciar o seu dispositivo MIDI no Logic Pro. Será agora necessário configurar os canais correspondentes no dispositivo MIDI. Para saber como fazer isso recorra ao manual do dispositivo.

Estando o dispositivo corretamente configurado, clique em um dos canais MIDI que foram criados e toque algumas notas no dispositivo MIDI.


Pronto. Está feito!


Logic Pro X - Mais instrumentos - Gratuitos

Não acredito que exista uma DAW que em sua instalação padrão possua mais instrumentos e efeitos do que o Logic Pro. No entanto, sempre tem gente que sente falta de alguma coisa, e cria. E melhor... disponibiliza gratuitamente para os outros usuários. Esse é o caso desse softsynth Ensoniq ASR-10.




O recursos são:

16 bit sampling
61 note keyboard
2MB sampling memory (expandable to 16MB)
Storage of up to 127 WaveSamples
80 sequences
On the fly recording / sampling
Up to 62 Digital effects

Veja como usar o QuickTime Synth no Logic Pro X

Veja como usar o QuickTime Synth no Logic Pro X

Germano Lins


Aprenda como usar o Apple Quicktime Synth do sistema operacional Mac Os X para acessar sons General MIDI (GM) no Logic Pro X. O Quicktime Synth possui uma grande quantidade de instrumentos e kits de bateria/percussão que fazem inveja a muitos sintetizadores e módulos sonoros.

Para aqueles que usam o banco de timbres GM, o Logic Pro X criou um problema ao remover o Quicktime Synth do Environment. No entanto, nada está perdido, pois o sintetizador GM ainda está disponível, só não está no Environment.

Aqui iremos ver como configurar e usar o Quicktime Synth, entretanto as técnicas que serão demonstradas podem ser usadas para ganhar até 16 canais MIDI em qualquer plugin de softsynth MIDI no Logic Pro X.

Passo 1

Crie uma nova trilha de instrumento no Logic Pro X.


Passo 2

No canal do instrumento da trilha recentemente criada, clique bem a direita do botão Instrument e navegue até AU Instruments>Apple>DLSMusicDevice>Stereo/Multi Output.

Passo 3

Navegue até o menu Window e selecione Open MIDI Environment.

Passo 4

Na janela Environment certifique-se que esteja em Layer Mixer.

Passo 5

Na janela Environment clique no menu New e selecione Multi-Instrument no menu que é apresentado.

Passo 6

Na área de parâmetros à esquerda no Inspector, renomeie Multi Instrument para Quicktime Synth.

Passo 7

Ative os canais que deseja usar no Quicktime Synth clicando para marcar ou desmarcar os pequenos quadrados numerados no Multi Instrument.

Passo 8

Arraste um cabo do objeto Multi-Instrument para o canal que contém o DLSMusicDevice que foi carregado no passo 2.
No diálogo que é apresentado clique em Remove.

Passo 9

Na janela Environment clique no menu Edit e selecione Copy.

Passo 10

Na janela principal, clique no botão  + acima da lista de trilhas e crie uma nova trilha External MIDI.

Passo 11

Na janela principal use o comando Edit>Paste. 
No diálogo que é apresentado selecione Create


Passo 11

 
Agora você tem acesso aos 16 canais do Quicktime GM synth.


É isso !!!



Efeitos Sonoros de Cidade - Gratuitos




Efeitos sonoros (de cidade) cinematográficos gratuitos para suas produções. Os samples são uma seleção do novo pacote de efeitos Underground City FX da Loopmasters.

Efeitos Gratuitos para Logic Pro e Logic Pro X



Esses samples são uma seleção do novo pack Killer Drops 2 da Loopmasters.

Para baixar esses Apple Loops gratuitos clique nos links no final desse post.

Resolução:

▪ 24 Bit Quality

O pacote contém:
▪ 24 Bit High Quality Wav Files
▪ 555MB
▪ 10 Full Construction Kits
▪ 10 Drops
▪ 10 Impacts
▪ 10 Rises
▪ 10 Snare Rolls
▪ 10 Synth Rises
▪ 10 Riff FX
▪ 10 Full Mixes (All FX in each kit mixed into a single track)


Logic Pro - Automação de trilhas

Logic Pro - Automação de trilhas

Germano Lins

Automação de trilhas de áudio

Para automatizar trilhas no Logic Pro a primeira coisa a fazer e clicar e manter pressionado o botão do mouse no seletor de modos de automação e depois selecionar o modo de automação desejado na lista que é apresentada. Os modos de automação estão marcados em vermelho na figura abaixo.


Os modos de automação

OffA automação está desligada.

Read
Os dados de automação são somente lidos.
Touch
Dados de automação são gravados quando algum parâmetro da trilha é movido ou deslocado (somente após o controle ser movido, nunca antes) e depois quando o mouse é solto volta-se ao estado anterior e nada é sobrescrito.
Latch
Dados de automação são gravados quando algum parâmetro da trilha é movido ou deslocado e dpois continua sobrescrevendo (apagando) os dados de automação existentes após o ponto em que o botão do mouse foi solto.
Write
A nova automação substitui todo e qualquer dado de automação existente anteriormente antes e depois do mouse ser usado.

Vendo os dados de automação

Depois da automação da trilha ser gravada podemos ter uma representação visual desses dados clicando em "View" e depois em "Track Automation".



Deverá ser visto algo como:



Caso queira alterar os parâmetros que estão sendo apresentados clique no painel de trilhas onde diz "volume" e escolha um outro parâmetro:


Também podemos automatizar e mostrar outros parâmetros, inclusive de plug-ins:




Mover os dados atuais da trilha para uma região

Também podemos adicionar automação em regiões MIDI.



.. depois







Logic Pro - Criando loops (Apple Loops) a partir de qualquer áudio gravado

Logic Pro - Criando loops (Apple Loops) a partir de qualquer áudio gravado

Germano Lins



Apple Loops são arquivos de áudio pré-gravados que podem ser utilizados para adicionar com facilidade tempos de percussão, ritmos e outros sons no projeto. Os loops contêm modelos musicais (patterns) que podem ser repetidos continuamente (looping). Podemos estender um loop para que preencha qualquer espaço de tempo.

Quando adicionamos um Apple Loop em um projeto, o Logic cria uma região. Quando o projeto é reproduzido, o Logic iguala a região ao andamento e ao tom do projeto. Isso permite usar vários loops juntos, mesmo que os loops tenham sido gravados em andamentos diferentes ou em tons diferentes.

Existem dois tipos de Apple Loops: Loops de áudio e Loops de Software Instruments.

Loops de áudio são gravações de áudio. Podemos adicioná-los nas trilhas de áudio ou de software instruments e editá-los como regiões de áudio. Podemos ajustar os loops de áudio para igualar o andamento do projeto ou para seguir seu andamento original.

Loops de software instruments podem ser editados como regiões de software instruments, incluindo notas individuais de edição e podem ser visualizados ou no Piano Roll ou no Score Editor. Podemos alterar o som do instrumento usado para tocar o loop. Podemos adicionar loops de software instruments nas trilhas de software instruments e também convertê-los em loops de áudio e adicioná-los nas trilhas de áudio.

Usando o navegador de loops, podemos encontrar rapidamente loops com o instrumento, gênero e ritmo que for desejado, obter previews dos loops e adicioná-los no projeto. Também podemos personalizar o navegador de loops e criar nossos próprios Apple Loops.


Apple loops utility (somente regiões de áudio)

Selecione uma região na janela principal e depois use o comando Audio/Open Apple loops utility (veja na imagem abaixo).



No Apple Loops Utility certifique-se que a opção esteja marcada.



Realize todas as configurações que são necessárias e clique em Save.

Usando a library

Selecione uma região de áudio (em uma trilha de áudio) na janela principal e use o comando Region/Add to Apple Loops library...



A janela que aparece é usada para categorizar o loop de acordo com o estilo musical, tom maior ou menor e gênero. Configure os parâmetros para refletir o estilo do loop e clique em Create.



Após a renderização do arquivo use o comando Media/Loops e faça uma busca pelo arquivo.



Depois do arquivo aparecer arraste-o para a trilha. Podemos verificar se o arquivo foi convertido apropriadamente pelo ícone que está no canto superior esquerdo.



Criando Apple Loops a partir de regiões de Software Instrument MIDI (Apple Loops verdes)

Para criar um Apple Loop verde o processo é idêntico. A única diferença é que ao invés de converter em uma região de áudio numa trilha de áudio, você deve selecionar uma região MIDI em uma trilha de software instrument.

Ao término do processo você poderá arrastar os loops verdes para uma trilha MIDI (software instrument) para para uma trilha de áudio.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Tone2 FireBird - Sintetizador Gratuito



A Tone2 acaba de lançar uma beta pública do FireBird 2.1, um sintetizador que antes custava 79 dólares, com um motor de síntese único: HCM ou Harmonic Content Morphing.
Nesta última versão inclui 70 sons adicionais  — para que sejam carregados se deve ir no Setup e carregar o banco "Condemned" — e algumas melhorias de menor importância.
Está disponível para Windows VST aqui.


B. Serrano Nibiru - Filtro Paralelo Gratuito


B. Serrano está lançando a versão 3.0 do Nibiru, um efeito de filtro paralelo. Oferece quatro filtros multimodo em cascata (LP, BP, HP, Peak), quatro curvas de resposta e efetio Drift para cada filtro, quatro LFOs sincronizáveis com o host, controlador de 16 passos e matriz de modulação 6x8.
Está disponível para Windows aqui.