segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAPÍTULO 2 SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 5


Tutorial 5—Editar Áudio
Neste Tutorial editaremos um arquivo Cakewalk bundle (extensão do arquivo .CWB) com bateria, baixo, guitarra e órgão. Acrescentaremos alguma percussão e editaremos algumas das trilhas já existentes. Neste tutorial veremos o seguinte:

  • Importar arquivos waves
  • Arrastar e aplicar loops nos clips
  • Editar com deslocamento
  • Utilizar crossfades automáticos
  • Combinar trilhas

Editar um clip com deslocamento

Individualize (solo) as duas trilhas de guitarra e ouça o projeto. Iremos combinar estas duas trilhas e criaremos um crossfade automático entre as duas. Porém, antes devemos ocultar o início da parte da segunda guitarra para que esta não afete o crossfade. Para fazê-lo, utilizaremos uma edição com deslocamento.

  1. Clique no botão Snap to Grid (Atrair à grade de quantização) para desativar Snap to Grid (Atrair à grade de quantização). Os ajustes de Snap to Grid (Atrair à grade de quantização) controlam as opções de editar com deslocamento e arrastar e soltar.
  2. Desloque o cursor para o início do clip da segunda guitarra.
  3. Quando o cursor se converter em um retângulo e apareça a linha azul na borda do clip, clique no início do clip e o arraste até alcançar o início da forma de onda.






A. Arraste até aqui 


Agora, o início do clip está ocultado. Não se perdeu nenhuma informação, basta arrastar o início do clip para a posição original para comprovar isso. A informação que foi editada ainda está no projeto, mas não a veremos e nem a ouviremos.







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sexta-feira, 11 de maio de 2012

CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 4

Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.




Tutorial 4—Editar MIDI
O SONAR 8 possui muitas funções para descrever todas em um só Tutorial. Vamos a ver algumas das funções mais básicas e também cobriremos algumas funções novas, como a edição com deslocamento e os envelopes MIDI. 


Neste Tutorial, comece abrindo o arquivo TUTORIAL4.CWP da pasta Tutorial onde está instalado o SONAR 8. Realizaremos as seguintes tarefas: 



  • Transportar 
  • Copiar os clips com o método de arrastar e soltar 
  • Editar notas na janela Piano Roll 
  • Editar com deslocamento 
  • Desenhar envelopes MIDI 
  • Converter MIDI em áudio


Transportar 
Existem duas formas de transportar dados MIDI no SONAR 8:  



  • Com o comando Transpose (Transportar) os dados selecionados (consulte o procedimento a seguir). 
  • Utilizando o controle Key+ (Tonalidade+) de uma trilha específica; o controle Key+ (Tonalidade+) está localizado junto aos outros controles de parâmetro de trilha do painel Track (Trilha). Este método faz com que se possa reproduzir uma trilha mais alta ou mais baixa de acordo com a quantidade de semitons que entramos com o controle Key+ (Tonalidade+). Esta é uma forma não destrutiva de edição que não altera a afinação dos dados originais, mas sim, acrescenta “deslocamento” quando a trilha é reproduzida.


Copiar os clips com arrastar e soltar 
O primeiro clip da trilha do baixo possui dois compassos, ou arrastamos e copiamos para alargá-lo até oito compassos. Quando arrastamos e copiamos alguns dos clips, podemos fazê-lo em forma de clips linkados. Quando editamos um clip linkado, o SONAR 8 reproduzirá as mesmas edições em todos os clips aos quais o referido clip está linkado. 




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CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 3

Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.


Tutorial 3—Gravar áudio digital 
Para gravar áudio digital, é necessário um tipo de dispositivo conectado à entrada de linha ou de microfone na placa de som; por exemplo, uma guitarra elétrica, um pré-amplificador ou um mixer (mesa).  


Caso nunca tenha conectado um instrumento na placa de som, e não saiba como fazê-lo, consulte.  


Este Tutorial cobre os seguintes procedimentos: 

  • Ajustar a taxa de amostragem 
  • Ajustar a resolução em bits do driver de áudio e de gravação 
  • Abrir um projeto novo 
  • Configurar uma trilha de áudio 
  • Comprovar os níveis de entrada
  • Gravar áudio digital 
  • Ouvir a gravação 
  • Gravar outra tomada 
  • Monitoração de entrada 
  • Gravação em loop e em punch-in 
  • Gravar vários canais ao mesmo tempo 

Ajustar a taxa de amostragem

Cada projeto do SONAR 8 possui um parâmetro que especifica a resolução de amostragem para todos os dados digitais do projeto. Devemos ajustar esta frequência antes de gravar áudio digital. 


Para ajustar a taxa de amostragem: 

  1. Selecione Options-Audio (Opções-Áudio) para abrir o diálogo Audio-Options (Opções de áudio). 
  2. Clique na aba General (Geral). 
  3. Em Default Settings for New Projects (Ajustes por padrão para novos projetos), selecione uma Sampling Rate (Taxa de amostragem). Para um som de qualidade CD, utilize 44.100 Hz. 
  4. Clique em OK.

Uma taxa de amostragem baixa economizará espaço, mas a qualidade de som de áudio será inferior. Antes de começar um projeto importante, considere a mídia que conterá o projeto e a taxa de amostragem mais adequada para esta mídia. 


Abrir um projeto novo 
1. Selecione File-New (Arquivo-Novo) no menu. 
2. No diálogo New Project File (Novo arquivo de projeto), digite Tutorial3 no campo Name (Nome). 
3. Selecione o template Normal (Normal) na lista de templates e clique em OK.  


Nota: no diálogo New Project File (Novo arquivo de projeto) você também pode confirmar onde deseja guardar o projeto e o áudio do projeto quando salvar um projeto novo. Para fazê-lo, ajuste as rotas nos campos Location (Local) e Audio Path (Rota de áudio). Para o objetivo destes tutoriais, não obstante, os locais padrão serão aceitáveis. 




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CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 2


Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.






Tutorial 2—Gravar MIDI 
Este Tutorial lhe ensinará como gravar informação MIDI com o SONAR 8. Você aprenderá como: 



  • Configurar o metrônomo 
  • Gravar trilhas MIDI 
  • Utilizar a gravação em loop 
  • Utilizar a gravação em punch 


Criar um novo projeto
Caso ainda não o tenha feito, o primeiro a fazer é criar um arquivo de projeto: 



  1. Inicie SONAR 8. 
  2. Selecione File-New (Arquivo-Novo). 
  3. No diálogo New Project File (Novo arquivo de projeto), digite Tutorial2 no campo Name (Nome). 
  4. Selecione o template de trilhas MIDI na lista de templates (modelos). 
  5. Clique em OK. 

Gravação em loop 
Caso queira gravar diferentes tomadas sucessivamente, você pode configurar o SONAR 8 para que aplique loops em todo o projeto ou somente em algumas partes dele. O SONAR 8 gravará uma nova tomada em cada loop, e armazenará a dita tomada em um novo clip. Você pode ajustar o SONAR 8 para colocar cada clip em uma nova trilha ou então empilhar todos os clips em uma única trilha.  

Tentemos gravar algumas tomadas nos quatro primeiros compassos de um projeto, colocando cada tomada em uma trilha nova. 



CAPÍTULO 2 DO SONAR 8 - PRIMEIROS PASSOS - TUTORIAL 1


Primeiros Passos - Tutoriais
Os seguintes tutoriais lhe darão conselhos práticos para reproduzir, gravar e mixar os projetos. Caso ainda não o tenha feito, você pode consultar para obter toda a informação sobre estes tutoriais.




Tutorial 1: 


Conceitos básicos 


O primeiro Tutorial lhe ensina os conceitos básicos do SONAR 8. Você aprenderá como: 



  • Abrir e reproduzir um arquivo de projeto
  • Fazer com que um projeto se repita automaticamente 
  • Utilizar marcadores 
  • Acelerar ou atrasar o andamento 
  • Silenciar uma trilha e reproduzir um solo de trilha 
  • Alterar um instrumento da trilha 
  • Reproduzir uma trilha com um instrumento MIDI  



Caso não o tenha feito, leia com atenção “MIDI”, “Áudio digital”, e “Configuração” do capítulo Introdução.  


Abrir um arquivo de projeto 
Como foi dito no capítulo 1, o SONAR 8 guarda dados de áudio digital e MIDI em arquivos de projeto. A primeira coisa que você tem que fazer é carregar um arquivo de projeto.  


Para abrir um arquivo de projeto 
  1. Caso ainda não o tenha feito, inicie o SONAR 8. 
  2. Selecione File-Open. 
  3. No diálogo Open (Abrir), acesse a pasta onde o SONAR 8 foi instalado, clique-duplo na pasta Tutorial para abri-la e selecione o arquivo TUTORIAL1.CWP. 
  4. Clique no botão Open (Abrir).  



O SONAR 8 carrega o projeto e abre a janela Track (Trilha). Você pode mover e ampliar a janela Track (Trilha) para que se adapte melhor à tela. 




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terça-feira, 8 de maio de 2012

Capitulo 5 do Manual Cubase 6 - Trabalhando com Projetos

Criando novos projetos
O diálogo Project Assistant é aberto quando escolhemos a opção “New Project...” no menu File. Neste diálogo acessamos os projetos que foram recentemente abertos e criamos novos projetos, que podem ser vazios ou baseados em um template, um modelo.




Fechando projetos

O comando Close do menu File fecha a janela ativa. Caso seja uma janela de projeto ativa, o comando fechará o projeto.

     Caso o projeto contenha alteração ainda não salvas seremos perguntados se desejamos ou não salvar o projeto antes de fechar. Caso selecionemos “Don’t Save” e tenhamos gravado ou criados novos arquivos de áudio desde a última operação de salvamento, seremos perguntados se desejamos manter ou deletar tais arquivos.






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segunda-feira, 7 de maio de 2012

CAPÍTULO 10 DO MANUAL CUBASE 6 - FADES, CROSSFADES E ENVELOPES

Neste Capítulo do Cubase 6 vamos falar sobre o Fade, Crossfades e Envelopes 


Criando Fades
No Cubase temos dois tipos de fade-in e dois tipos de fade-out em eventos de áudio: fades de eventos que são criados com os manipuladores de fades e os fades de clip que são criados por processamento .


Criando Crossfades
Materiais que ficam sobrepostos em uma mesma trilha podem ter crossfades aplicados em sua área de sobreposição, uso serve para suavizar as transições ou criar efeitos especiais. Criamos crossfades selecionando dois eventos de áudio consecutivos e usando o comando Crossfadedo menu Audio (ou então usando o comando de teclado [X]).


Envelopes de Eventos
Um envelope nada mais é que uma curva de volume para eventos de áudio. Muito similar aos fades de tempo real, porém permitem que criemos alterações de volume dentro do evento, e não somente no início ou final.




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domingo, 6 de maio de 2012

LOGIC PRO 9 - CAPÍTULO 12 REGIÕES


Quando arquivos de áudio ou MIDI são adicionados ou gravados no projeto na área Arrange, eles são mostrados como regiões. Este capítulo descreve as semelhanças e diferenças entre as regiões de áudio e MIDI, e nos dá informações avançadas de como manipular uma região. Os detalhes de como usar regiões para construir um projeto são encontrados em Criando o Seu Arranjo.





sábado, 5 de maio de 2012

CABOS E CONECTORES - INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Muitas pessoas pensam que montar um cabo é um bicho-de-sete-cabeças. Na verdade, os únicos requisitos essenciais para isso são uma boa habilidade manual e atenção. A primeira, embora seja uma característica peculiar de algumas pessoas (uma espécie de "dom"), pode ser desenvolvida e aprimorada desde que se conheçam algumas técnicas (e macetes). A segunda, não é necessária somente para se montar cabos, pois é essencial em qualquer atividade. 
  
Mesmo que o músico não queira se dedicar à atividade de "montagem de cabo" (a maioria pensa que isso é coisa para técnicos de eletrônica), em algumas situações, saber soldar um cabo pode evitar muitos problemas (No meio da madrugada, para encerrar uma gravação, o músico precisa de mais um cabo, ele tem um, mas o plug está solto... eaí?). 
  
Tipos de cabos mais usados 
Para as aplicações musicais básicas - aqui incluídos os instrumentos musicais, microfones, portastudios e conexões com sequenciadores e computadores, e excluídos os sistemas sofisticados de estúdios e palcos - a diversificação de cabos e plugs não é muito grande. São dois os tipos de cabos mais empregados na maioria das ligações: 
  
cabo blindado mono: é constituído por um condutor interno (feito com vários fios finos) encapado por isolante e envolto por uma blindagem (pode ser uma malha entrelaçada ou uma trança ao seu redor), tudo issoencapado por um outro isolante (Fig. 1.a); 
  
cabo blindado stereo: é constituído por dois condutores internos (cada qual feito com vários fios finos) encapados separadamente por isolantes, e envoltos por uma blindagem (também pode ser uma malha entrelaçada ou uma trança), tudo encapado por outro isolante (Fig. 1.b);A blindagem feita pelos fios do condutor entrelaçado oferece proteção às interferências eletromagnéticas externas, que podem introduzir ruído sobre o sinal que está sendo transmitido. 

ÁUDIO DIGITAL - TENDÊNCIAS DO MERCADO

O mercado de equipamentos musicais e de áudio vem passando por uma profunda transformação nos últimos 20 anos, sobretudo pela massificação de produtos para gravação e processamento digital. Hoje, com um investimento relativamente baixo, o músico pode ter seupróprio estúdio de pré-produção com equipamentos de alta qualidade. 
 
 
  
A popularização desses recursos só foi possível por causa da queda vertiginosa dos preços dos computadores e seus componentes (memórias, discos, etc). Mesmo no Brasil, onde a inflação ainda atinge índices bem superiores aos dos países mais desenvolvidos, os custos por MHz de processamento e MB de memória vêm caindo significativamente a cada ano. 
  
Um obstáculo que ainda atrapalha é o alto custo do software - sobretudo o do sistema operacional, praticamente monopolizado pela Microsoft - e que tem como consequência a proliferação da pirataria. Mas isso éuma outra questão, e não faz parte da abordagem deste tópico. 
  
O segmento de gravação em computador, outrora chamado de "computer music", cresceu bastante e hoje é um "filão" muito disputado. Mas tudo começou com produtos voltados para o usuário doméstico, onde a qualidade não era o foco principal. As placas AdLib e SoundBlaster deram início à fase sonora do "computador pessoal", e de lá para cá a evolução ocorreu num ritmo espantoso. 
  
Quase todas as empresas pioneiras na área de gravação em computador - fabricantes de interfaces MIDI e software - eram de pequeno porte, com seu patrimônio tecnológico concentrado em uma ou duas pessoas, geralmente os donos. A maioria delas sucumbiu ante o poder econômico das potências industriais. Muitos desenvolvedores de ótimos softwares não conseguiram manter seus produtos no mercado, não por incapacidade tecnológica, mas sim por deficiências de marketing.