sábado, 14 de março de 2015

Thai Gongs VST by Alan ViSTa - Grátis

Thai Gongs é um conjunto de gongos cromático em forma de plug-in. São 39 samples estéreo a 24 bits, tomados da Biblioteca de Domínio Público da Universidade de Iowa — lá tem muita coisa boa e de graça, vale à pena conferir.
Nesse plugin temos três capas (layers) de velocity e a interface possui controle de tempo de release, faixa dinâmica de amplitude e volume master.
Baixar Thai Gongs (VST 32/64 bits para Windows e VST/AU para Mac OS X)

Svep - Efeito de modulação grátis

Svep

Aqui temos um efeito de modulação de aspecto simples, porém com resultados excelentes, e um plugin dedicado a sons gong cromáticos. Os dois estão disponíveis para Windows e Mac OS X.


O Svep é efeito de modulação da Klevgränd Produktion que já estava disponível para iOS como app pago e chega agora em formato plugin para Windows e Mac OS X. 
Na realidade ele pode soar como um chorus, um phaser ou um flanger, ainda que possa chegar a efeitos de modulação de tonalidade mais extrema. A interface se apresenta de  uma forma muito simples e minimalista, mas dá acesso suficiente aos parâmetros que importam nos convida à experimentação.
Baixar Svep (VST/VST3/AU a 32 e 64 bits para Windows e Mac OS X)


quinta-feira, 12 de março de 2015

Tutoriais de Áudio e Acústica

Estes tutoriais destinam-se a servir de apoio didático aos cursos na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da ECA-USP. O projeto está em andamento e qualquer contribuição no sentido de melhorar ou ampliar esse material será muito bem-vinda! Exceto quando houver indicação ao contrário, os texto são de autoria de Fernando Iazzetta (visite minha Home Page).O material contido nos tutoriais pode ser livremente utilizado desde que seja citada a fonte.




Índice

Introdução ao Autotune

Poucos programas revolucionaram tanto a forma de processar áudio como o Auto Tune. Aparentemente simples, usada corretamente, é uma ferramenta de valor incalculável na hora de afinar vozes e outros instrumentos solo.

Por sua expressividade e pela grande quantidade de matizes que apresenta, a voz é um dos elementos mais complexos de gravar numa canção. Antes da existência do Auto Tune, as gravações vocais eram sessões intermináveis em que se faziam centenas de tomadas, que se arrastavam por vários dias chegando ao esgotamento de todo o equipamento e sobretudo, do/a vocalista na busca da afinação perfeita de cada palavra. A Antares revolucionou tudo isso com o Auto Tune, um corretor de afinação inicialmente voltado para a voz. Aparentemente simples, seu correto manuseio é toda uma arte que reduziu consideravelmente o tempo de gravação de vozes. Neste tutorial veremos os controles disponíveis na versão 3 e suas técnicas básicas.

Funcionamento
O Auto Tune é um corretor de áudio monofônico, portanto não trabalha em modo polifônico. Está disponível em várias versões (DX, VST, TDM, RTAS, etc) multiplataforma. Possui dois modos de funcionamento: automático e gráfico. No modo automático, a correção da afinação é fetia através de uma referência à uma determinada escala dada, selecionável a partir de um menu ou com um controlador MIDI. No modo gráfico, a afinação pode ser "desenhada" através de um gráfico onde se "desenha" a afinação.

A seguir, descreveremos os principais controles do programa no modo automático.


Aproveite as possibilidades que seu estúdio caseiro pode oferecer

Resumo: Atualmente, a maior parte das gravações são realizadas em Homestudios, entretanto, elas não aproveitam as possibilidades que os ambientes acústicos caseiros podem oferecer. Com base nas teorias de acústica e nas concepções de produção, pretende-se mostrar as principais estratégias de captação de áudio em Homestudio que possibilitem uma captação e gravação sonora de alta fidelidade, com o intuito de obter matéria-prima sonora de alta qualidade para produções musicais, cinematográficas, etnomusicológicas e para documentários.


1. INTRODUÇÃO

Adinaldo Neves, em seu artigo 'Music Recording in Brazil Hot Sounds, Big Business' da revista Mix, salienta o crescente mercado da produção fonográfico no Brasil:

"O Brasil sempre teve fama por sua música, especialmente sua 'world music' (pagode, axé, samba e outros, incluindo a música de Caetano Veloso, considerada 'world music' no sistema de classificação internacional) e jazz (incluindo bossa nova). O que muitas pessoas não sabem é que o Brasil tem o terceiro maior mercado do mundo. Isso é impressionante, especialmente porque o mercado é extremamente auto-suficiente: Artistas Brasileiros raramente saem fora do país para gravar ou mixar e a maior parte da musica é vendido no próprio país. Os amantes de musica sustentam a própria vitalidade de sua comunidade musical." (Neves, 1998:70 – tradução do autor)

"O nosso mercado, nos últimos quatro anos, tem dobrado em tamanho", segundo Sergio de Carvalho, Diretor Artístico da Universal Music. "Hoje em dia cerca de 100 milhões de CDs são vendidos por ano [1998] e neste momento, a produção doméstica representa 75% do mercado". (citado em Neves, 1998:70 – tradução do autor)

Por que preciso de um Sampler?

Respostas:

Primeiramente, se você é músico ou produtor musical e usa (ou gostaria de usar) seu PC para produções musicais.

Em segundo, se você usa seu PC para karaokê ou ouvir música na Internet.

 Em qualquer desse casos, você usa MIDI - ou deveria usar!

O MIDI se utiliza de sons de instrumentos ?embutidos?  na placa de som de seu computador, para reproduzir timbres dos mais variados instrumentos - como piano, violão, bateria e etc.

Dessa maneira, em uma produção musical, por exemplo, você pode se utilizar de instrumentos eletrônicos, sem precisar ter que gravá-los. Como exemplo, você pode, com a ajuda de um programa específico, compor com o mouse uma trilha de bateria e usar os sons MIDI para reproduzi-la, sem ter que gravar de uma bateria real!


É aí que entra o sampler:

SAMPLER é um programa (ou equipamento) que reproduz MIDI com sons gravados de instrumentos reais.

Dessa maneira, você terá uma melhoria DRAMÁTICA da qualidade de seus sons MIDI com o uso de um bom sampler.

Eliminando ruído em arquivos de áudio com o Audacity

Todo repórter já passou pela frustração de gravar uma entrevista e, na hora de transcrever, descobrir que há ruído de fundo em excesso ouque o volume está baixo demais. E dá-lhe muita paciência e horas numa sala quietinha com fones no ouvido e  volume no máximo, tentando entender o que foi dito.

Se você usa um gravador digital (se não, tá esperando o quê?), não precisa sofrer mais. Com o Audacity, um software Open Source disponível em versão para Mac, Windows e Linux, você pode processar o áudio e se livrar do ruído, facilitando a transcrição.


Antes da parte digital, um pouco de preparação. Quando for gravar a entrevista, peça silêncio ao seu entrevistado e grave cerca de cinco segundos apenas do ruído ambiente. Isto será útil mais tarde na hora do processamento do áudio.

Baixe e instale o Audacity e transfira o áudio de seu gravador para o PC. O arquivo precisa estar no formato .WAV. A maioria dos gravadores cria arquivos neste formato diretamente, caso contrário você precisará convertê-los (geralmente uma ferramenta para isto acompanha o gravador).

Abra o Audacity, clique no Menu Arquivo/Abrir e selecione o arquivo .WAV que quer limpar. A “linha serrilhada” que você vai ver na tela é uma representação gráfica do som gravado, chamada forma de onda (waveform).

É aqui que os cinco segundos de silêncio vem a calhar. Clique com o botão esquerdo do mouse bem no comecinho da forma de onda e arraste o cursor para a direita até a marca 5.0 (representando 5 segundos) mostrada na régua logo acima da forma de onda. Você acabou de selecionar o silêncio no início da gravação.