terça-feira, 4 de junho de 2013

LOGIC PRO - Os modos de edição de pastas de tomadas

Podemos alternar entre dois diferentes modos de edição de pasta de tomadas. O modo de edição ativo determina os tipos de edições que podem ser feitas na pasta de tomadas.


Os modos de edição são os seguintes:


·       Quick Swipe Comping: Ativa o recurso quick swipe na pasta de tomadas escolhida, permitindo que criemos e editemos comps. Na figura a seguir podemos notar o indicador que mostra que a pasta de tomadas está no modo Quick Swipe Comping:


·       Quick Swipe Comping off: Desliga o recurso quick swipe na pasta de tomadas escolhida, permitindo que cortemos, arrastemos e movamos a pasta de tomadas e os elementos das regiões de tomadas. Na figura a seguir podemos notar o indicador avisando que a pasta de tomadas não está no modo Quick Swipe Comping mode:

LOGIC PRO - Para ouvir gravações em uma pasta de tomadas fechada


  •  Durante a reprodução, clique na seta que está localizada no canto superior direito da pasta de tomadas, depois escolha uma tomada no menu que é apresentado.


Os seguintes comandos de teclado nos possibilitam navegar através das tomadas em uma pasta de tomadas aberta ou fechada:

·       Select Previous Take or Comp: Navega para trás através dos comps e tomadas no menu da pasta de tomadas.
·       Select Next Take or Comp: Navega avançando através das tomadas e comps do menu da pasta de tomadas.
                                   
Nota: Estes comandos também funcionam com várias pastas de tomadas selecionadas.

No próximo post veremos como alternar os modos de edição das pastas de tomadas.

Até lá!





Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.



LOGIC PRO - Editando gravações de tomadas (takes) de áudio

Imagine um cenário onde gravamos várias performances de um vocal em um mesmo trecho do projeto. Vamos ver como selecionar as melhores partes das diferentes tomadas (takes), e depois juntá-las de forma a construir um take master. Este processo de combinar vários takes gravados em apenas uma composição é chamado de comping e conseguimos realizá-lo usando recurso Quick Swipe Comping. Neste tutorial também iremos ver como arrastar ou cortar os conteúdos das pastas de tomadas (take folders).

Take Folders (Pasta de Tomadas)


Normalmente iremos encontrar os seguintes elementos dentro de uma pasta de tomadas:

segunda-feira, 3 de junho de 2013

20 Dicas/truques para Pro Tools

Lista com 20 dicas e truques para o Pro Tools.

 


1. Crie uma sessão modelo de efeitos de forma que você possa carregar rapidamente os seus efeitos send/return. Salve com todos os delays,reverbs e outros plug-ins com as configurações que você costuma usar. Para carregar os efeitos na sua sessão basta ir em File > Import > Session Data.

2. Nomeie suas entradas, saídas e buses auxiliares em Setup > I/O. Isso facilitará o seu fluxo de trabalho. Como alternativa, você também pode renomear clicando-direito no endereçamento (input, output, send) na janela mix.

3. Da mesma forma, nomeie cada trilha antes de começar a gravar. Isto evitará que os arquivos de áudio gerados tenham números e nomes pouco identificáveis.

Rewire no Logic Pro

Este tutorial irá mostrar como usar Rewire no Logic Pro.

Uma das melhores coisas no Logic Pro é a sua facilidade de uso, sua facilidade de configuração e uso muito fácil de ReWire.

Na aba Library da área Media na janela Arrange, encontramos os instrumentos ReWire sendo referenciados simplesmente como plug-ins de instrumentos de áudio.

Nota: Os programas Rewire devem ser iniciados depois do carregamento do Logic de forma que possam trabalhar corretamente.

Passo 1:

Na janela Arrange, clique no botão New Tracks que está localizado acima dos cabeçalhos de trilha.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Veja como carregar instrumentos do EXS 24 no Synth Ultrabeat Drum do Logic Pro.

Aprenda como carregar instrumentos do EXS24 e kits de bateria no poderoso sintetizador Ultrabeat Drum

Aqui iremos demonstrar de uma forma rápida e efetiva uma forma de ter os seus kits e bancos de samples preferidos carregados no sintetizador Ultrabeat.

O instrumento EXS usado neste tutorial é o Casio MT-18 Keyboard que pode ser baixado em:


Nota: O Ultrabeat somente consegue mapear samples EXS24 que estejam alocados dentro da faixa de notas compreendida entre C1 e C3. Qualquer sample fora dessa faixa é ignorado.



Passo 1:

Na seção de canal de software instrument no Inspector (na janela Arrange), clique no menu I/O e selecione Ultrabeat (drum synth). Você também pode determinar se o sintetizador será estéreo ou com saídas múltiplas neste passo.


Passo 2:

No Finder do seu Mac, navegue até o arquivo de instrumento EXS que deseja adicionar no Ultrabeat drum synth. Normalmente os arquivos de instrumento ficam em Application Support>Logic>Sampler Instruments>Instrument Name


Passo 3:

Arraste o ícone do instrumento EXS24 desejado para dentro da seção mixer do Ultrabeat drum synth. Enquanto estiver arrastando você verá as diversas seções sendo realçadas.


Passo 4:

Agora você pode observar uma lista com os samples EXS24 que foram carregados na seção mixer do Ultrabeat e o EXS 24 ficará disponível para que seja tocado dentro do Ultrabeat drum synth. 


Pronto. Agora é só tocar!!





Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.

Criando um Environment para seu equipamento MIDI externo no Logic Pro 9

Aprenda como acessar e programar o seu dispositivo MIDI (sintetizador ou sampler) criando um environment básico para ele no Logic Pro ou Logic Express.


Aqui iremos mostrar como configurar e utilizar um environment de hardware básico para usar com sintetizadores MIDI, baterias eletrônicas e samplers externos. Iremos ver como controlar sintetizadores ou dispositivos externos com o Logic Pro eLogic Express.

Para este exemplo iremos usar um Tetr4, um sintetizador analógico da Dave Smith Instruments

Nota: O sintetizador ou sampler precisa ter uma interface MIDI ou conexão USB para que você possa acompanhar o que será mostrado aqui. Também será necessária uma forma de você ouvir o instrumento, por exemplo, um mixer ou fones de ouvido.


Aqui mostraremos como configurar o hardware apenas no Logic Pro e no Logic Express. A forma de configurar os canais MIDI no hardware deve ser obtida em seu respectivo manual.

Passo 1:

Na Arrange selecione Window>Environment no menu que está localizado na barra de menus superior.

Quantizando o áudio do seu Groove favorito usando a ferramenta Flex Tool no Logic Pro

Aprenda como tornar suas gravações de áudio em grooves para que possam ser usadas nas trilhas MIDI. Aqui iremos mostrar alguns aspectos da poderosa ferramenta de quantização de áudio, a ferramenta Flex.

Aqui iremos explorar uma característica muito útil da ferramenta Flex. Iremos demonstrar como alterar o ritmo de um pattern de bateria pré-gravado no Logic Pro. Apesar de muito específico no seu resultado, nosso exemplo poderá ser usado para colocar uma bateria ou outros instrumentos no tempo.
  
Nota: O arquivo de áudio usado no nosso exemplo é o Modern Rock Drums 1, ele está na biblioteca Apple Loops do Logic Pro 9.


 Passo 1:

 Na janela Arrange, clique no objeto de áudio que deseja editar.



Passo 2:

No topo da janela Arrange, clique no ícone Flex para que o modo de edição Flex seja habilitado para o objeto selecionado.




Três maneiras de lidar com sobreposições de regiões no Logic Pro


Aprenda como lidar com regiões sobrepostas na área Arrange.

A sobreposição de regiões pode fazer com que estas soem esporadicamente, o que pode ser frustrante, especialmente quando você sabe que colocou ou editou uma região exatamente onde gostaria que ela ficasse. O Logic Pro oferece várias formas de lidar com as sobreposições de região e, aqui, vamos dar uma olhada em três delas.

Todos os métodos que serão descritos têm suas particularidades  escolha aquele que melhor lhe aprouver.

Os três métodos que apresentaremos são os seguintes: 
  •       Método 1: ajuste da duração ou comprimento da região
  •       Método 2: criar uma nova trilha (incluindo os plug-ins que possam estar aplicados no canal original)
  •       Método 3: utilização da ferramenta de criação de crossfades para suavizar a transição


Método 1

Passo 1:

Clique em uma das regiões que estão sobrepostas na área Arrange para que fique selecionada.