sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Apresentação do Pro Tools 10 na América Latina

A divisão para a América Latina da AVID publicou seis vídeos no YouTube sobre uma apresentação do Pro Tools 10 que foi realizada recentemente.
Tudo bem que o Pro Tools tenha sido lançado já a algum tempo, mas não é todos os dias que um fabricante publica uma hora de vídeo. Acredito que devemos aproveitar.
Nestes vídeos podemos ver uma apresentação completa do Pro Tools 10 com todas as suas novidades.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O ritmo harmônico


Quando falamos de ritmo normalmente estamos nos referindo à parte percussiva de um tema, às suas acentuações ou ao andamento. Normalmente essa é a parte rítmica mais notada da música, mas todo o conteúdo que gera uma peça musical possui seu prórpio ritmo “pessoal”. A estrutura, por exemplo, pode levar um ritmo determinado de acordo com as partes que a constitui e como são repetidas (ou como não são repetidas), a aparição de determinados instrumentos, a dinâmica (alternâncias entre diferentes intensidades gerais à margem da acentuação melodica) etc. 


Estes elementos podem estar integrados de uma forma “discreta”, podem ter uma ênfase especial, ou podem ser contrastantes.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Controladores CMC TP e CH da Steinberg

A série CMC é o primeiro controlador modular do Cubase. Constituída de seis controladores USB com várias opções de controle, juntamente com flexibilidade e facilidade de uso.
Além disso, pode ser combinada com o Steinberg CC121 para poder construir de forma individual um sistema de controle personalizado.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Filosofias no uso de equalizadores e compressores

Blackwaves Estudios

Autor: José A. Medina (Blackwaves Estudios)

Por todo esse tempo que venho me dedicando ao mundo dos estúdios de gravação tenho me encontrado com gente de toda classe. Pessoas com mentes abertas, já outras nem tanto, e ainda com gente com mente tão fechada como a porta de um convento. Mas se tem algo que aprendi deste trabalho é realmente saber que nesse mundo não existem regras. Muita gente leva as mãos à cabeça quando tem que fazer alguma coisa em um estúdio, quase nos chamando de herege e lamentando que não nos levem para ser queimados numa fogueira em praça pública. Você poderá pensar que isto somente acontece em coisas muito específicas, mas não é bem assim.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sincronismo de Vozes com o Vocalign


Vocalign é um plugin utilizado para alinhar no tempo a forma de onda de um arquivo/região de áudio com outro. Usado principalmente com vozes, por exemplo, para conseguir que duas ou mais trilhas de vozes soem bem compactas, também pode ser utilizada com outros instrumentos.
No exemplo existe uma voz principal e uma dobra que não estão em perfeito sincronismo ritmico; com o plugin tomamos a principal como "Guia" e processa a dobra como "Dub" para conseguir que esta última fique alinhada no tempo com a primeira, de forma que soem mais ajustadas. Em um processo simples e intuitivo.

8 Plugins de Graça!!!


A Blue Cat Audio é uma empresa privada com sede no subúrbio de Paris (França). Foi fundada por Guillaume Jeulin, músico, engenheiro de software, e fanático de áudio.
O pacote contém uma ampla gama de efeitos de modulação, um EQ, ferramentas de análise para você começar com sua  Workstation favorita de graça! Este pacote está disponível para Mac e PC, em VST, RTAS, AU, DirectX, para arquiteturas de  32 e 64 bits (para as plataformas que suportam elas).

3 Razões para os guitarristas amarem o Logic Pro

Há  algum tempo que os softwares de gravação vem cortejando os guitarristas, muitas DAW’s foram espertas o suficiente para incorporar em seu sistema, ferramentas úteis até para aqueles que não viam vantagem em  utilizar-se delas. Então aqui vou listar apenas 3 razões para você guitarrista AMAR  o Logic.


http://www.audioreporter.com.br/resenha/3-razoes-para-guitarristas-amarem-o-logic/

Razões para mixar em volume baixo

Por que mixar em volume baixo?


Quando estamos mixando, uma série de perguntas nos fazemos  sobre os fatores que interferem no resultado final:
  • O material mixado foi bem gravado?
  • Foram usados bons microfones?
  • A sala tinha uma acústica ideal?
  • Meus monitores são bons o suficiente?
Muitas outras questões  nos perguntamos durante a mix, mas não podemos esquecer dessa:



Explore ao Máximo Seus Microfones

Donos de home-studios tem o orçamento apertado e com apenas alguns microfones disponíveis, você pensa em gastar mais uma grana pra comprar aquele famoso microfone condensador de diafragma grande.  O que fazer?
Parcela seu microfone novo no cartão? Talvez.  Aqui está outra idéia. Que tal em vez disso, simplesmente maximizar o uso do(s) o microfone (s) que já possui e obter mais deles? 
Perdoe-me se isso soa simplista, mas o quão perto ou longe da fonte que você coloque o seu microfone é uma das maiores coisas que afeta a gravação que você terá.