terça-feira, 12 de julho de 2011

Reforçando o Som: Os amplificadores (parte 1)


Vamos tratar aqui de uma parte vital de qualquer sistema de reforço sonoro, seja ele pequeno ou grande: as etapas de potência, ou, os amplificadores. É um artigo dividido em duas partes onde veremos todas as características que os amplificadores possuem, e dessa forma dando subsídios para que a escolha seja a mais adequada.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Melhorando o fluxo de trabalho no Logic Pro 9 (II)



Com este novo artigo estamos continuando a saber como melhorar o fluxo de trabalho no Logic Pro 9. Nesta segunda parte iremos ver alguma coisa do mixer, no que diz respeito à automação. Considero a automação uma das coisas mais importantes, não somente na mixagem, mas também na programação e na produção, onde normalmente não se dá a devida atenção que ele merece.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O que há de novo no Cubase 6

Há alguns meses atrás a Steinberg nos surpreendeu com sua sexta versão do Cubase, seu produto mais longevo e assentado no mercado. Nesta revisão tentaremos mostrar suas novas características e veremos se vale à pena ou não a atualização.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Melhorando o Fluxo de Trabalho no Logic Pro (1)

Este é o primeiro de uma série de artigos com o objetivo de melhorar nosso  fluxo de trabalho com o Logic, através de ajustes do programa e comando de teclado. Alguns destes comandos vêm já configurados de fábrica no Logic e não podem ser modificados (modificadores de teclado), já outros podem ser redefinidos (comandos de teclado). Muita gente já os deve conhecer, mas não custa nada dar uma repassada, já que este tutorial pode servir para os usuários de todos os níveis.
Neste primeiro artigo vamos iniciar pelos ajustes do programa. São coisas simples e não vamos adentrar muito, já que depende da forma de trabalho individual de cada um, porém iremos fazer umas pequenas recomendações que com certeza irão servir para melhorar a sua configuração.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ajustar bateria com Beat Detective no Pro Tools Le (2 de 2)


Segunda parte do tutorial para editar bateria com o Beat Detective no Pro Tools Le

Ajustar Bateria com Beat Detective no Pro Tools





Até a versão 9 do Pro Tools LE a ferramenta de edição Beat Detective somente podia ser utilizada em uma trilha por vez. Com esta técnica podemos editar uma gravação multitrack sem ter problemas de fase entre as trilhas editadas. Vídeo em espanhol.

Exemplo prático de sidechain (II)


Continuamos com o tema, "Exemplo Prático de Sidechain". Neste vídeo vemos mais exemplos de utilização da entrada "Key Input" no ProTools (também chamada "External Sidechain" em outros programas) e em processadores dinâmicos. 
Estes conceitos podem ser aplicados em qualquer outra DAW, como Logic, SONAR ou Cubase, e também com processadores dinâmicos em hardware.

Exemplo prático de sidechain (I)


Esta é uma visão esquemática do trabalho com procesadores dinâmicos utilizando a entrada "Key Input" no Pro Tools (também chamada "External Sidechain" em outros programas). É um exemplo prático do que podemos conseguir utilizando a conexão sidechain.
Estes conceitos podem ser aplicados em qualquer outra DAW, como Logic, SONAR ou Cubase, e também com processadores dinâmicos em hardware.
Carlos Flores Sampayo, professor de Áudio no SAE Barcelona.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como usar Audiosnap no Cakewalk SONAR: substituição de sons


AudioSnap é uma ferramenta do SONAR que foi alterada significativa a partir da versão 8.5. Se bem que as funcionalidades e tarefas que ela realiza são essencialmente as mesmas, a aparência e os botões da palea da função AudioSnap é que foram modificados substancialmente. Este tutorial foi feito baseado na versão AudioSnap que acompanha o SONAR 8 e versões anteriores, o que pode fazer com que as figuras mostradas possivelmente não sejam familiares para quem começou a trabalha no SONAR a partir da versão 8.5. No entanto, cremos que para estes usuários este tutorial será de grande valia, estando uma vez identificados os comandos que efetuam funções idênticas em ambas versões.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

As Escalas


Por que a música árabe soa como “música árabe” e a chinesa soa como “música chinesa”? Por que uma melodia nos soa como Blues e outra como música medieval...?
A resposta é: Entre outros fatores como a instrumentação e os importantes aspectos rítmicos, em grande parte é pela escala que utilizam. Em outra palavras, pelas distâncias ou intervalos existentes entre as notas que são usadas para construir as melodias.