terça-feira, 15 de agosto de 2017

5 Técnicas de compressão e como utilizá-las


A compressão é um assunto complicado para muitos, e não existe uma "receita de bolo" ou um ajuste genérico que sirva para todas as situações. A compressão funciona de uma forma bem subjetiva, talvez por isso seja tão difícil de entender e dominar suas técnicas. No entanto, a seguir irei apresentar 5 técnicas de compressão que funcionam muito bem em várias situações.

 

'Técnica 1 - Adequando o vocal

Às vezes, não queremos realmente comprimir a voz. Mas em uma determinada voz encontramos alguns picos nas frases que ficam um pouquinho além da conta. A utilização da compressão de forma a trazer a voz um pouco à frente irá fazer com que tudo fique mais junto, mais colado. Mas qual tipo de compressão e como ajustar os parâmetros do compressor para alcançar esse objetivo?

Vamos ouvir um pequeno exemplo de uma faixa com apenas piano e voz. Quando estamos trabalhando com poucos elementos fica ainda mais importante encaixar esses elementos uns com os outros de forma que soem como uma única unidade.


 

'Existem apenas alguns picos na voz que sobressaem um pouco. A parte que diz .."Running from our fears..." está bem fora, ao invés de fazer parte de um conjunto. Temos de ter cuidado ao aplicar compressão nesse material. O correto aqui é utilizar a compressão para diminuir esses picos ao invés de usá-los como limiar para aumentar volume.


vocalsmooth.png 


Não deixe que o threshold o engane. Na verdade, aqui não temos compressão, já que a voz foi gravada com nível baixo. Caso possua um canal com nível muito baixo, há a necessidade de compensar o threshold de acordo. Caso a fonte sonora não esteja alto o suficiente para ultrapassar o nível threshold, não haverá compressão.

A compressão foi definida aqui paenas para atuar nos picos de forma que tudo fique melhor encaixado, que o piano e a voz soem como uma única unidade. O resultado vem a seguir:


 

Técnica 2: Flattening the Vocal (Encorpando a voz)

Se você precisa fazer com que o nível da voz fique bem alto, comprimir toda a forma de onda será necessário. Ao abaixar o nível de threshold de forma a afetar todo o sinal faremos com que todas as frases da voz sejam comprimidas. Isso definitivamente não irá dar o melhor resultado sonoro, mas se o cantor não possui boa dinâmica não há outra solução. Além disso, usar esse tipo de compressão em rock ou metal fará com que a voz fique abafada pelos outros instrumentos.

Eis aqui a voz sem nenhuma compressão:





Agora ouça como um threshold bem alto afeta todo o canal fazendo com que a voz fique plana.



Técnica 3: Ajustando o tempo da caixa na trilha

Uma boa técnica para fazer com que uma trilha de bateria respire é comprimir o tempo da caixa. A respiração da caixa empurra o som de toda a bateria para a frente e isso faz com que o som da bateria perca corpo.

Vamos ouvir a caixa sem compressão:


Para comprimir o tempo, a duração da caixa, usaremos apenas o parâmetro release do compressor. Obviamente queremos a caixa bem comprimida, por isso iremos colocar a taxa em 4:1:1 e reduzir o seu ganho em alguns dB. Não queremos aliviar o ataque da caixa, de forma que colocamos o ataque bem rápido e vamos lentamente puxando para trás o controle deslizante de ataque até que consigamos sentir um pouco de pressão. Ao trabalhar com o release podemos comprimir a respiração da caixa, a sua ressonância. Encare o processo de forma a fazer a caixa respirar entre cada golpe. Queremos que o compressor trabalhe até a ocorrência do próximo golpe da caixa.



Agora compare a caixa seca, sem tratamento de acima com a comprimida a seguir:




Técnica 4: Criando um Kick Thump


Mais uma vez, o ataque e o release podem esculpir uma sonoridade diferente. Por exemplo, se quisermos um kick com mais gordura, fazemos um ataque rápido de forma a cortar a atração inicial do kick.

Vamos ouvir um kick sem compressão:



Se quisermos reduzir a pegada deixando o som mais redondo devemos regular um ataque bem rápido no compressor. Quando cortamos o ataque inicial do kick, acentuamos a ressonância da pele.



Ouça agora como o kick está com mais corpo do que antes.




Técnica 5: Criando um Kick Snap


Da mesma forma, ao diminuir o tempo de ataque, podemos obter esse encaixe sem o compressor o pressionado. Um tempo de ataque mais lento geralmente é mais desejável para obter brilho do kick, embora existam algumas vezes em que podemos querer uma tonalidade mais ardente e arrendondada.






Conclusão


Espero que alguns dos exemplos que foram apresentados tenham esclarecido as diferentes formas pelas quais podemos usar a compressão. Dependendo da situação, às vezes um ajuste de tempo de ataque é release é tudo o que precisamos. Já em outras situações precisamos aplainar partes específicas por compressão pesada através da placa ou apenas comprimir o pico de forma sutil para fazer com que as coisas funcionem a contento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.