sábado, 15 de julho de 2017

Dicas & Truques na captação e gravação de instrumentos musicais (parte1)

Sala de captação de som 

Germano Lins
para musicaudio.net

É comum pessoas quererem transformar uma sala ou quarto de sua casa em um estúdio e achar que, para isso, basta forrar as paredes com carpete, cortiça, espuma ou até mesmo embalagens de ovos, e pronto, já se tem um estúdio.  Não é assim que ¨a banda toca¨. Infelizmente, nem todo mundo compreende que as soluções acústicas podem até ser simples, mas é necessário conhecer os fenômenos acústicos, de modo a encontrar as formas mais adequadas de resolver os problemas que sempre aparecem.

O objetivo deste artigo é apresentar conceitos básicos e mostrar novas formas de melhorar a acústica de uma sala ou quarto para que nele funcione um estúdio.





Com respeito à acústica, o ideal é ter uma sala o mais "neutra" possível, ou seja, que não disperse muito o som, mas também que não o abafe completamente. Evite gravar, não importa o que, em um banheiro ou num outro que tenha paredes revestidas com material que reflitam muito o som e de forma pouco controlada, como por exemplo: pedra, azulejo, vidro, só para citar alguns.

A forma da sala e o seu tamanho são muito importantes, mas só com um estudo completo de acústica se chega à tão desejada "sala ideal". Todas estas teorias são válidas e funcionam, partindo do princípio que o que queremos é gravar um som o mais próximo da realidade possível, para no fim lhe aplicarmos o "ambiente" sonoro desejado, como reverb, delay, chorus, equalização, entre outros. É certo que haverá salas especializadas, já com reverb's controlados, materiais próximos dos "ideais" e completamente isoladas, mas, lembrando mais uma vez, é de um homestudio que estamos falando aqui.


“O ideal é ter uma sala o mais "neutra" 
possível, isto é, que não disperse 
o som em demasia, mas 
também que não o abafe 
por completo”

Tente em qualquer gravação, quer sejam vozes, guitarras, samples, gravar um som o mais neutro possível, isto é, evite aplicar equalizações ou efeitos em demasia, pois, posteriormente, no caso de um arrependimento, será mais difícil modificar esse mesmo som. Se possível, utilize um compressor e um limitador para evitar flutuações e picos de distorção no som captado.

As dimensões de uma sala de captação



Este é um aspeto muito importante, diz respeito às dimensões físicas de uma sala de captação. Geralmente existem frequências do espectro de áudio que podem produzir "ondas estacionárias" no ambiente, quando os comprimentos das ondas sonoras coincidem com as distâncias entre paredes, teto e chão. A primeira solução para evitar esse fenômeno indesejável é projetar o estúdio com dimensões que dificultem o aparecimento das ondas estacionárias (alguns projetistas preferem até criar estúdios com paredes e tetos não paralelos).

Deve-se evitar recintos com distâncias iguais (ou múltiplas) entre paredes e entre piso e teto, uma vez que isso facilita a ocorrência de ondas estacionárias. Além disso, a maior dimensão (digamos, o comprimento do estúdio) não deve ser mais de quatro vezes maior do que a menor dimensão (digamos, a altura do teto). Por outro lado, um recinto muito pequeno poderá tornar difícil o tratamento acústico para corrigir as "colorações" criadas no som pelas diversas reflexões. Salas maiores são, em geral, mais fáceis de ser tratadas acusticamente. 

“Deve-se evitar recintos com distâncias iguais
 (ou múltiplas) entre paredes e
 entre piso e teto, uma vez que isso
 facilita a ocorrência de
 ondas estacionárias.”

É recomendável fazer uma análise do comportamento acústico mais provável de acontecer no recinto, baseando-se nas distâncias entre paredes e altura do teto. A partir das conclusões dessa análise, pode saber-se se as dimensões são críticas ou viáveis. Se são críticas, devem ser redefinidas. E como nem sempre é possível determinar as dimensões do recinto mudando as paredes de lugar, muitas vezes a solução é construir uma nova parede à frente da original, ou rebaixar o teto. Se as dimensões do recinto são viáveis, é necessário então avaliar quais os materiais a utilizar e de que maneira deverão ser usados, para que se possa eliminar as imperfeições acústicas que possivelmente ainda poderão ocorrer.

(continua na próxima postagem)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.