sábado, 28 de janeiro de 2017

Seis conselhos para gravar voice-overs


Audio-Technica, 

traduzido por Germano Lins



Gravar voice-overs — ou voz em off —, podcasts e outros tipos de locuções requer uma série de demandas específicas. No entanto, é possível capturar som com qualidade profissional sem a necessidade de gastar uma fortuna. A seguir, damos alguns conselhos úteis para começar.




1. O microfone

Em voice-overs e locuções, o dispositivo mais importante na cadeia do sinal é o microfone. É aconselhável um microfone cardioide, que consiste em um microfone unidirecional com um diagrama polar em forma de coração (daí vem o seu nome), o que se traduz em uma maior sensibilidade para os sons que chegam em sua parte frontal e, ao contrário, um mínimo de sensibilidade aos sons que chegam em sua parte posterior, onde se produz uma atenuação gradual. Um bom exemplo é o microfone cardioide de condensador AT2020 USB da Audio-Technics. Este microfone não somente oferece uma sonoridade fantástica, como também a sua saída USB permite prescindir da interface de áudio e assim podemos conectá-lo diretamente no computador, onde o sinal digital pode ser gravado e mixado utilizando o programa que você quiser.


2. Isolamento

Nos voice-overs é essencial capturar a voz de forma limpa, sem outras interferências de áudio, e com o mínimo ruído de fundo/som ambiente. A solução ideal é dispor de um espaço separado isolado, como por exemplo uma cabine isolada, que também tenha sido tratada internamente para reduzir as reflexões.







3. Configuração do espaço de trabalho

Caso não possa dispor de uma cabine isolada, você pode configurar o seu espaço de trabalho para minimizar o ruído ambiente. O computador pode ser uma fonte importante de ruído, devido aos coolers, leitores de discos e diversas partes móveis. Mantê-lo o mais longe do microfone possível. Caso esteja trabalhando em uma mesa, coloque o computador embaixo dela. Colocar um pedaço de material acusticamente absorvente frente ao computador também pode reduzir o ruído, mas certifique-se de deixar espaço suficiente para permitir a circulação do ar até os coolers. Caso esteja usando um computador portátil, mantenha os cooler em seu ajuste mais baixo possível. Além disso, coloque o computador portátil diretamente atrás do microfone para maximizar o ¨fora de eixo¨ do padrão de captação cardioide.






4. Tratamento do espaço de trabalho

O tratamento das paredes do espaço de trabalho com painéis acústicos especiais, cortinas pesadas ou qualquer outro material que absorva o som ajudará a reduzir as reflexões do ambiente. O melhores resultados conseguimos tratando diretamente as laterais e especialmente a parte posterior. Se formos trabalhar sentados, uma mesa ou qualquer outra superfície plana pode ser também uma fonte de reflexão. Nesse caso, coloque uma almofada, tapete, ou qualquer material brando sobre a superfície da mesa.





5. Posição

Quando estiver gravando, você deve estar sempre pendente de sua posição com respeito ao microfone. Aproximar-se do microfone aumentará a relação do som direto com respeito ao ruído ambiente. Com uma distância de poucos centímetros do microfone cardioide, o efeito de proximidade produzirá graves que poderão ser exagerados. Isto pode ser bom para conseguir um efeito dramático, mas deve ser evitado se você estiver buscando uma representação sonora fiel a realidade. A calidez e baixo ruído do microfone cardioide de condensador AT4047/SV o converte na escolha ideal para gravações de voice-over.




6. Outras distorções

Caso esteja usando uma estante, a posicione abaixo e atrás do microfone. Colocar um material brando como um pedaço de feltro, sobre a estante pode ajudar a minimizar as reflexões. Caso fale muito próximo do microfone, utilize um filtro anti-pop para prevenir os sons oclusivos e plosivos criados pelas consoantes fortes, como ¨p¨, ¨t¨ e ¨b¨.






Esses passos simples irão lhe ajudar a cria podcasts e voice-overs profissionais.

Aqui temos o vídeo completo:





Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.