sábado, 21 de janeiro de 2017

Noise Gates: o que são e como devem ser utilizados?

Guillermo Navarrete, Hispasonic

traduzido por Germano Lins



Os Noise Gates começaram a aparecer nos estúdios nos anos 70. Allison Research, que depois se tornou Valley People, forma os primeiros a produzir um noise gate para uso comercial em 1969, chamado Kepex. Paul Buff, o fundador da Allison Research, o fez para uso pessoal em seu estúdio de gravação – Pal Recording Studios - com o objetivo de combater o acúmulo de ruído causado pelo uso de vários canais em fita na hora de realizar overdubs.




O que é um Noise Gate?


Como seu nome implica, uma de suas principais funções é simplesmente isso: fechar ou reduzir substancialmente o nível de ruído em um determinado nível. Por exemplo: o hiss em um amplificador de guitarra, filtragens de pratos no canal da caixa ou a presença da respiração do cantor no microfone.

Porém temos que considerar também que os noise gates, tanto em suas versões em hardware como em software, têm mais aplicações que simplesmente cortar ruídos não desejados, como alterar o envelope e o tempo de um som para produzir determinados efeitos.

A maioria dos noise gates também são capazes de funcionar como expansões que somente reduzem o nível dos sons abaixo de um determinado nível (threshold) ao invés de cancelá-los completamente. Na realidade, os expansores aumentam a faixa dinâmica e portanto podem ser considerados como o oposto de um compressor.

Entender o funcionamento de um noise gate é muito importante devido a que seus controles e parâmetros sejam até certo ponto interativos e se inter-relacionem.
 
Principais controles do Noise Gate



Umbral (Threshold).- Esto estabelece o nível na entrada abaixo do qual o gate se fechará. Somente a informação acima deste nível poderá passar. Como regra geral e dependendo do ataque, reduzir o umbral permitirá que a passagem dos elementos mais silenciosos do som seja permitida através do Gate.

Ratio.- Também conhecido como faixa. Se ajustarmos muito pouco o ratio resultará em uma pequena quantidade de expansão, enquanto que um ajuste alto fará com que os sons abaixo do umbral desapareçam e fiquem fora por completo. Em geral, um ratio de 10 ou mais é conhecido como ¨fechar o gate¨, e abaixo como expansão.

Attack - O ataque determina a velocidade em qual o gate atua uma vez que o sinal original tenha passado pelo nível threshold. 

Attack rápido - Resulta em um reconhecimento imediato do sinal entrante caso se encontre acima do umbral e portanto o deixando passar.

Attack lento - Faz com que o som seja incorporado mais lentamente.

(Decay).- Este parâmetro regula a velocidade de decaimento do som até zero, ou até o nível de ampliação escolhido, depois que o sinal entrante se encontre abaixo do umbral.
Decay rápido.- Significa que o sinal decairá imediatamente ao extremo inferior da faixa selecionada.
Decay lento.- Significa que o nível do sinal decairá lentamente ao nível inferior.

Hold.- Controla o tempo que o noise gate permanece aberto antes de fechar-se com a velocidade indicada pelo decay, uma vez que o som tenha entrado abaixo do umbral. Este parâmetro pode ser útil se um som flutue muito no nível, já que evitará que o noise gate e feche e se abra repetidamente (em ambos casos soará horrível e nos deixará loucos). Geralmente se deve configurar o hold bem curto. 

O Hold é também o parâmetro chave do que chamamos ¨reverb com gate¨. Neste caso, o hol governa o tempo que o gate vai ficar aberto, permitindo que a reverberação siga soando antes que o gate se feche e a elimine. 

Utilizando um Noise gate

Se vamos utilizar um noise gate para remover algumas características ou aspectos de um som, o recomendável é carregar o noise gate como uma inserção na trilha do áudio individual, inclusive se um estiver completamente seguro de que se está obtendo o resultado desejado, já que se um grava unicamente a saída do noise gate - em outras palavras, o sinal já processado – este processo nao pode ser revertido.



Outra opção é gravar os dois sinais, tanto o limpo como o que possui o noise gate já aplicado, ou utilizar o noise gate somente para monitorar ao invés de um efeito de gravação.

Obviamente, existem outros métodos para se desfazer de ruído ou sinais não desejados como usar um de-esser ou simplesmente fazer zoom na trilha de áudio e recortar a parte do áudio que gera problemas. Saber utilizar um noise gate em alguns caos pode ser mais rápido e eficiente (e gravações e mixagens, tempo é dinheiro!!!). 

Normalmente os noise gates são utilizados para ajudar a isolar os sons individuais dentro de um kit de bateria, por exemplo para reduzir a quantidade de Hi-Hat ou pratos que vazam pelo microfone da caixa.

Ainda que esta técnica já não seja tão utilizada em estúdios, nas apresentações ao vivo continua sendo uma ¨mão na roda¨.


Até a próxima!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.