segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um Guia Completo de Como Utilizar o Dispositivo Vocoder no Reason

Introdução



O BV512 é um avançado dispositivo vocoder com número de bandas de filtro
variável. Também possui um exclusivo modo de vocoder de 1024 pontos FFT
(equivalente a 512 bandas de vocoder) para oferecer efeitos de vozes vocoder de
altíssima qualidade. Ao conectarmos o BV512 a dois dispositivos de instrumento
podemos produzir qualquer tipo de som a partir de uma típica voz ou bateria
vocoder até incríveis efeitos especiais.




Mesmo que já tenha trabalhado com um vocoder, recomendamos que você leia esta seção. O fato de conhecer os processos e técnicas básicas lhe ajudará a utilizar com muito mais facilidade o BV512!



Como funciona um vocoder?

Portador e Modulador
Normalmente um vocoder aceita dois tipos de sinais de entrada diferentes, um
“portador” e um “modulador”. Analiza o sinal modulador, aplica suas caraterísticas de freqüência ao sinal portador e dá saída depois ao sinal portador “modulado” resultante de tudo isto.

Na maioria dos casos, o sinal portador é um som característico de naipe e o sinal
modulador uma voz falada ou cantada - o resultado é um som de voz sintetizado.
Porém, o sinal modulador também pode ser uma bateria ou percussão (para sons e efeitos modulados ritmicamente) ou qualquer som que possua um conteúdo variável de frequências.

Bandas de filtro
Tecnicamente, um vocoder atua da seguinte forma: o sinal modulador é divide em uma serie de bandas de frequência por meio de filtros bad-pass (chamados “filtros moduladores” ou “filtros de análise”). O sinal de cada uma destas bandas é enviado a um seguimento de envelope individual (que analisa continuamente o nível do sinal). O sinal portador é enviado através da mesma quantidade de filtros band-pass (os “filtros portadores”), com as mesmas faixas de frequência que os filtros do sinal modulador. O ganho de cada filtro band-pass é controlado pelo nível do seguimento de envelope correspondente, e os sinais filtrados são combinados e enviados à saída do vocoder.



Desta forma, o portador é filtrado para fazer com que possua praticamente as
mesmas caraterísticas de frequência que o sinal modulador. Caso o sinal modulador possua uma grande quantidade de energia em uma das bandas de freqüência, o ganho da banda de filtro correspondente para o sinal portador também será alto, enfatizando essas frequências no sinal de saída. Caso não exista nenhum sinal dentro de uma banda de frequência concreta no sinal modulador, a banda correspondente do sinal de saída estará em silêncio (já que o ganho será zero para esse filtro).

Existem vários fatores que determinam a qualidade do som de um vocoder, porém o mais importante é o número de bandas de filtragem. Quanto maior seja o número de bandas, mais perto estará o sinal de saída das caraterísticas de freqüência do modulador. O BV512 oferece efeito vocoder de 4, 8, 16 ou 32 bandas.

Enquanto que um maior número de bandas faria com que o som fosse mais preciso e inteligível, isso nem sempre será o desejável, pois o efeito vocoder utilizado com um número inferior de bandas pode produzir resultados com um som diferente, porém que pode se adaptar melhor a um determinado contexto musical, etc.


Vocoder FFT
O BV512 possui adicionalmente o modo FFT, em que o processo de vocoding não está baseado em filtro band-pass como foi descrito anteriormente. No lugar disso, é utilizado a análise e processamento FFT (Fast Fourier Transform). Igual a 512 bandas de freqüência “convencionais” e produz como resultado um som de vocoder mais preciso e com maior detalhe. Considere que:



  • O modo FFT é adequado para aplicação de um efeito vocoder em vozes, produzindo resultados de inteligibilidade e claridade incríveis. Não é muito bom para bateria e percussão, visto que o processo FFT é “mais lento” que a filtragem normal e não responde tão rapidamente aos transientes, existindo também um ligeiro atraso que é adicionado ao sinal (por volta de 20 ms). Uma forma de solucionar este problema deste atraso seria deslocar o sinal modulador ligeiramente para frente antecipando-o para compensar o atraso.
  • Enquanto que as bandas de filtragem convencionais são distribuídas de forma logarítmica (ou seja, o mesmo número de bandas de filtro por oitava), as 512 bandas do modo FFT são distribuídas de forma linear. Isto implica que haverá uma grande quantidade de bandas na faixa de freqüências agudas - esta é uma das razões porque conseguimos um som tão claro com esta técnica.
Configuração básica do efeito vocoder
Este tutorial descreve como conectar e utilizar uma configuração típica de vocoder. Assumiremos que você possui um teclado MIDI conectado. 
  1. Certifique-se da existência de um mixer no rack com pelo menos um canal livre.
  2. Crie o instrumento que deseja utilizar como sinal portador. Normalmente um sintetizador ou um sampler. Neste exemplo vamos utilizar um sintetizador Subtractor.
  3. Configure este portador para um som brilhante e com sustain. É importante que o portador possua freqüências agudas. No Subtractor, um som simples, porém efetivo de portador poderia estar baseado em uma onda de dente de serra, com filtro aberto.
  4. Selecione o dispositivo deste portador e crie um vocoder BV512. Ao visualizar a parte traseira do rack você verá que o Vocoder foi conectado automaticamente como um efeito insert para o dispositivo do sinal portador (utilizando as conexões de entrada Carrier).

5. Pressione a tecla [Shift] e crie o dispositivo de instrumento que será utilizado como sinal modulador. Ao pressionar [Shift] você acrescentará o dispositivo sem conectá-lo automaticamente ao mixer – isto tem lógica visto que neste caso queremos conectá-lo ao vocoder. Como o modulador normalmente selecionará um sampler (com um som vocal), uma bateria eletrônica ou um dispositivo Dr. Rex (com loops vocais ou rítmicos). Para tornar mais simples, vamos utilizar neste exemplo um Dr. Rex.

continua ...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.