terça-feira, 19 de abril de 2011

Microfones: Tipos de acordo com seu transdutor

Autor:
Xabier Blanco, traduzido por Germano Lins

O transdutor é o mecanismo que converte o som em sinais elétricos dentro de um microfone. Como você verá agora, existem diferentes tipos de transdutores, e esses transdutores são os que definem a característica do microfone. 

MICROFONE DINÂMICO (de bobina móvel), 40-16.000 hertz

Shure SM58· Muito robusto. Pouco sensível ao manejo. Relativamente barato.
· Aplicações: pau pra toda obra, girafa pequena, mesas ou suspenso em exteriores.
· Útil para obter uma qualidade de som menos crítica ou de uma fonte próxima e alta. Amplamente utilizado como microfone de uso diário, "de batalha".
· Unidirecional nas frequências altas / adirecional nas frequências baixas.
· Funcionamento: as variações de pressão da onda sonora fazem vibrar o diafragma acoplado à bobina; esta se move em um campo magnético e gera correntes de áudio.






MICROFONE DE CONDENSADOR (eletrostático), 20-18.000Hz

· Excelente resposta transitória. Neumann U89
· Captação sensível de som móvel ou estático, um pouco distante.
· Aplicações: Girafa, pedestal, girafa pequena, suspenso.
· Desvantagens: são grandes e muito sensíveis (podem gerar distorções por sobrecarga caso a fonte seja muito alta), é alimentado por corrente elétrica e amplificador.
· Funcionamento: possui um diafragma metálico e flexível e tensionado próximo a uma placa metálica plana com potencial de polarização; as variações de pressão da onda sonora produzem flutuações do espaço intermediário (capacidade); a variação da corrente por capacidade variável gera o sinal de áudio.







CÁPSULA ELETRETO


Sennheiser ME62· Boa qualidade de captação.
· Uso: microfone pessoal oculto.
· Funcionamento: possui um diafragma laminar plástico com carga eletrostática permanente  (não é voltagem de polarização). Traz incorporado um pequeno amplificador alimentado por bateria.
· O rendimento baixa com o uso: perda de frequências altas, redução de sensibilidade, aumento de ruídos de fundo.
· Microfone PZM (pressure-zone microphone): é uma cápsula Electret de baixo perfil com esquema de captação semicardióide ou hemisférico. Pouco ostensível, grande robustes. Fixo no solo, mesa, parede. Grande sensibilidade, alta qualidade de rendimento, afastamento de ruídos estranhos o sobrecargas. Pode destacar ruídos refletidos pelo ambiente.



MICROFONE DE FITA (de velocidade ou gradiente de pressão), 30-18.000Hz


· Útil para tomadas de som estático. Sobre pedestal ou colado. Oktava ML52
· Excelente resposta transitória. Melhor qualidade de áudio.
· Resposta em frequência muito uniforme.
· Ligeira perda de agudos caso a captação seja oblíqua à fita.
· Resposta direcional em forma de 8. Também pode ser unidirecional  (assimétrica) com o desenho adequado.
· Não é robusto, nem tão pouco compacto. Não é apropriado para usar com pedestal, girafa ou manejo manual. Sensível ao vento. Produz sobrecargas caso os sons estejam próximos ou altos.
· Funcionamento: uma fita metálica ligeiramente pregada que se move entre os polos de um imã; as diferenças de pressão do ar nas faces, provocam o deslocamento da fita; as correntes elétricas induzidas geram o sinal de áudio.





MICROFONE DE CRISTAL


· Barato, sensível, pequeno. 
· Frágil, qualidade de som restringida.
· Não é recomendável para aplicações exigentes.
· Funcionamento: o som atua sobre um diafragma conectado a uma pequena placa de cristal de dupla face; por efeito piezoelétrico são produzidas variações de tensão que geram o sinal de áudio.

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