terça-feira, 19 de abril de 2011

Masterizando um tema acústico com plugins Waves


Traduzido e adaptado por Germano Lins

Original de Malhavok's World

Considere este tutorial como sendo uma introdução ao mundo da masterização. Comece aqui e desenvolva o seu próprio estilo. Os plugins necessários para acompanhar este tutorial são: Waves Renaissance EQ 4 band, Waves Linear Multiband Compressor, e Waves L2. Caso não os possua, baixe suas versões demo em [ Waves.com ]. 

A maioria das gravações em home studios sofrem de três problemas principais. O primeiro é algo ao que chamo de máscara de baixo (bass mask). O segundo é uma carência de brilho nos agudos. E o último é um desequilíbrio geral ao longo do espectro de frequência. Vamos ver isso de perto.


PASSO 1: O primeiro passo é mixar o tema o melhor possível. Faça com que a canção soe o melhor possível. Mixe-a em uma pista estéreo ou crie um novo projeto no seu sequenciador com esse arquivo estéreo na pista 1.

PASSO 2: A máscara de graves é basicamente isso. As frequências baixas tendem a ser potenciadas. Na tentativa de conseguir com que nossas gravações soem potentes, tendemos a aumentar os graves no bumbo e no baixo. Isto tem um efeito de nebular a mixagem e fazer com que tudo soe demasiado grave. Ouça seus CDs favoritos. Garanto que nenhum deles soa assim. Durante o processo de mixagem você deve ter isso em mente, de forma bem presente. Mas a falta de pegada e magreza nas frequências baixas também é um problema sério. Por isso vamos tratar as frequências baixas um pouco em nosso processo de masterização. Adicione o Waves Renaissance EQ de 4 bandas como primeiro plugin na cadeia de efeitos. Ajuste as bandas 1 e 2 como mostra a Fig. 1. A banda 1 é um filtro passa-altas a 30Hz para eliminar as subfrequências baixas na parte mais baixa do espectro. Logo acrescentamos uma ligeira potenciação em 40Hz para devolver alguma pegada e definição à mixagem que pode ter sido perdida quando o filtro passa-altas foi aplicado.

PASSO 3: Aqui vamos subir os agudos para dar um pouco de brilho aos pratos e na mixagem geral. Desconecte a Banda 5 do REQ4 clicando na luz amarela de forma que fique cinza como na Fig. 2. Depois ponha a Banda 6 do REQ4 também como é mostrado na Fig. 2.

PASSO 4: Reproduza a trilha até o final sem parar. Agora consulte os indicadores que apresentarão alguns números e a luz vermelha de cima pode ser que esteja ligada como na Fig. 3. Caso a luz vermelha não esteja acesa, o número no campo de cima será positivo ou 0.0, o que significa que não existem clips (distorções) no sinal e podemos passar então ao PASSO 5. Caso a luz esteja acesa, o número de cima será negativo (na Fig. 3 apresenta –3.1). Como temos um valor negativo, significa que temos um clipping no sinal de saída, então clicamos diretamente sobre o número. Ele será alterado para 0.0 e os números em ambos lados do campo serão alterados pelo valor que existia no campo e agora estará como na Fig. 4. O que fizemos com isso foi abaixar os indicadores pela quantidade necessária para evitar o clipping digital no sinal de saída.

PASSO 5: Reproduza outra vez a pista até o final sem parar. Desta vez faça uma escuta crítica e observe a interação de agudos e graves no restante da mixagem. Decida se gosta ou não como a mix está começando a soar. É possível que tenhamos potencializado os agudos  (17448Hz) e os graves (40Hz) em demasia. Você tem que decidir nesse ponto se deseja atenuar essa potencialização nessas duas bandas. Se desejar fazer isso baixe o ganho do sinal de saída no PASSO 4, ajuste os faders de saída novamente em 0.0 e repita o PASSO 4.

Figura 1Figura 2Figura 3Figura 4

PASSO 6:  Adicione o Waves Linear Multiband Processor na cadeia de plugins logo depois do REQ4. Clique no botão Load na seção LinMB e escolha Basic Multi na lista. Reproduza outra vez a pista até o final sem parar. Agora você terá vários números em diferentes campos de peak hold na tela.

PASSO 7: Debaixo de uma das cinco bandas você verá um valor no campo de peak hold. É o campo que apresenta  –9.1 na Fig. 5. Na coluna Thrsh do canal entre com o valor do campo peak hold. O canal é visto agora como na Fig. 6 com –9.1 no campo Thrsh e no campo peak hold. Faça isso nos cinco canais, entrando com os valores do campo peak hold no campo Thrsh. Depois, ajuste Adaptive em –12 como visto na Fig. 7.

PASSO 8: Reproduza outra vez a pista até o final sem parar. Observe o valor no botão Trim. Caso seja um número positivo ou 0.0 passe direto para o PASSO 9. Se for negativo como o visto na Fig. 8 onde apresenta –3.8, clique no botão Trim. O ganho do sinal de saída será ajustado automaticamente para eliminar o clipping e meu exemplo se verá agora como na Fig. 9 com 0.0 no campo Trim e o ganho de saída em –3.8 na parte de cima.

Figura 5Figura 6Figura 7Figura 8Figura 9

PASSO 9: Ouça a música. Neste ponto ela deve estar começando a soar bem. De fato, se estiver tudo certo, terminamos. A única coisa que falta é subir os níveis para fique um pouco uniforme e estaremos prontos para gravar o tema em um CD. Adicione o Waves L2 como último plugin da cadeia. Reproduza mais uma vez a pista até o final sem parar. Você verá que os campos peak hold na parte de baixo apresentam alguns valores. Verifique os números na parte debaixo a zona Threshold como se vê na Fig. 10. Escolha o número mais alto. Na Fig. 10 vemos –6.1 e –5.8, então escolhemos –5.8. Resta 6.0 a esse valor e ponho o resultado no fader Threshold. Depois de entrar com 6.0 em –5.8, teremos  –11.8, que é o valor a ser colocado no deslizador, vemos então algo parecido com a Fig. 11.

PASSO 10: Ajuste o deslizador de Out Ceiling do L2 em -0.2, como o visto na Fig. 12. Reproduza outra vez a pista até o final sem parar e observe na coluna Atten como se vê na Fig. 13. Observe o campo Peak na parte inferior da zona Atten. O ideal é que esteja marcando –6.0 exatamente. Caso marque algo abaixo de –6.0, então devemos ajustar o Threshold aumentando pela quantidade que está abaixo. Por exemplo, caso esteja marcando –6.2, então aumentamos o Threshold por 0.2. Caso esteja marcando acima de 6.0, então devemos abaixar o Threshold pela quantidade equivalente. Por exemplo, se marca –5.7, abaixamos o Threshold 0.7. Continue ajustando até que se possa tocar toda a música sem parar e sem tocar em nada e o Atten peak marque exatamente -6.0 (na verdade, não é preciso que marque precisamente –6.0, você é quem decide qual o ponto que deve ser).

Figura 10Figura 11Figura 12
Figura 13

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