terça-feira, 19 de abril de 2011

Kristal Engine


Eis como gravar uma música com vários instrumentos, voz e efeitos, com um programa gratuito. Utilizaremos para isso um excelente software chamado Kristal Engine. 


Hoje em dia, mesmo quem não tem dinheiro sobrando para comprar placas de som e softwares profissionais pode gravar músicas em casa e mostrar para os amigos sem passar vergonha com relação à qualidade técnica. Para isso, basta utilizar uma placa de som de nível médio e um programa de áudio com preço acessível ou mesmo gratuito.



Mostraremos como fazer uma gravação multitrack, usando o software gratuito Kristal Audio Engine. Nosso projeto será composto de quatro instrumentos: bateria, baixo, violão e voz.

01. O primeiro passo é baixar o arquivo com o loop de bateria, Depois de baixar, descompacte o arquivo. Ele possui o loop usado neste tutorial.

02. Com o loop de bateria já no HD, rode o Kristal. A primeira trilha da música será  a bateria. Para incluí-la, clique no ícone em forma de pasta da caixa Waver1, navegue até o arquivo bateria.wav (descompactado no passo anterior) e clique em Abrir.

  




03. A forma de onda do arquivo de bateria é mostrada na primeira trilha do Kristal. Clique-duplo em seu nome (Waver1) e altere para "bateria", facilitando assim a identificação (deixando a coisa com cara de Brasil).

04. Nosso loop de bateria possui cerca de dois segundos, mas a música terá uma duração de pouco mais de dois minutos. Por isso temos de repetir o loop muitas vezes ao longo da pista. Para fazer isso, mantenha pressionada a tecla Alt enquanto clica na pista e a arraste para a direita. Uma cópia do loop será criada logo ao lado do loop original.



05. Repita o processo de cópia até que a música possua de dois minutos. Para facilitar, você pode selecionar blocos de dez loops, por exemplo, clicar em Alt e arrastar. Assim, de uma só vez, dez loops serão copiados. Para facilitar a seleção e a colagem, utilize as ferramentas zoom, localizadas no menu superior do Kristal. Elas permitem a visualização da onda sonora em detalhes e faça os ajustes finos do encaixe entre os loops.

06. Agora temos a bateria do início até o fim da música. Agora vamos incluir um fade in. Selecione o primeiro loop de bateria. Aparecerá um triângulo no meio da onda sonora. Clique nele e o arraste para a direita. Aparecerá uma linha diagonal ligando o canto inferior esquerdo do loop ao triângulo. Indicando assim o fade in. A bateria agora entra aos poucos na música (seu volume vai aumentando).

07. Com a bateria corrigida, vamos para a segunda trilha da gravação. No nosso caso, usamos um contrabaixo, mas você pode usar violão, teclado ou outro instrumento com saída para amplificação. Nosso contrabaixo utiliza uma saída P10, que é padrão universal em instrumentos musicais. A nossa placa de som é uma Audigy ZS 2 Platinum, possui entrada para esse tipo de conector. Mas a maioria das placas de som possuem apenas entradas no padrão P2. Por isso, será bem provável que você necessite de um adaptador P10/P2 para conectar o instrumento ao computador. Usando o cabo P10, conectamos o contrabaixo ao computador.

08. Antes de gravar os instrumentos, será necessário verificar se o Kristal configurou corretamente a placa de som. Acesse o menu Engine/Device Information. Clique na opção Audio Outputs e verifique se a placa de som aparece lá.




09. Depois clique no menu Engine/Preferences e após na opção Audio Setup. É nela que são relacionadas todas as entradas e saídas de áudio da placa. Essas opções irão variar de acordo com a placa de som. Selecione todas elas para ter certeza de que o Kristal esteja mapeando todas as conexões da placa de som.

10. Uma terceira checagem importante é relativa ao intervalo entre a entrada e a saída de som. Por padrão o Kristal define este tempo em 50 ms. Esse valor é alto e atrapalha a gravação, pois existe um atraso significativo entre o som tocado e o ouvido. Para diminuir este atraso, ainda na opção Audio Setup, clique no campo ASIO Buffer Latency, desde que este tipo de driver seja suportado pela placa de som. No nosso caso reduzimos o tempo para 5 ms, que é um patamar confortável, e clicamos em OK. Experimente diminuir cada vez mais o valor para testar o limite de tolerância da placa de som. Caso aconteçam ruídos no áudio é porque o limite foi alcançado.

11. Realizados os ajustes, chegou a hora de gravar. Clique no nome da segunda trilha (Waver 2) e altere o nome para o nome do instrumento, no nosso caso, contrabaixo.

12. Clique no campo logo abaixo do nome da trilha, em que está Not Recording. O Kristal apresenta todas as entradas de som disponíveis. Aqui é necessário escolher a entrada na qual o instrumento está conectado, no nosso caso , a Line In 2. Para ter certeza que a entrada selecionada é a entrada correta, toque o instrumento e observe se o indicador de volume acusa alguma atividade.

13. Com a entrada de som mapeada, clique no ícone alto-falante para que o som seja enviado para as caixas de som ou headphones. Assim você ouvirá o que está tocando.

14. Abra o painel Transport, pressionando a tecla F2, e deixe o marcador de gravação no começo da música, clicando no botão Rewind. Agora poderemos gravar.

15. Clique no botão Record. O Kristal inicia a gravação e a reproduzir a bateria, que já tinha sido incluída. Toque a melodia, aproveitando a bateria de fundo para marcar bem o andamento. Para parar a gravação, clique em Stop.

16. Temos a segunda trilha de nossa música gravada. Selecionamos a opção de entrada de som em Not Recording, para que a pista não conflite com o próximo instrumento a ser gravado.

17. A terceira trilha da música será composta de um violão. O procedimento é idêntico ao utilizado na trilha anterior. Altere o nome da terceira trilha para o nome do instrumento e selecione a mesma entrada de áudio, no nosso caso Line In 2. Volte a música até o início e clique no botão Record para dar início a gravação. Toque o instrumento até o ponto desejado e clique no botão Stop para interromper a gravação da música.

18. Temos agora bateria, baixo e violão gravados. Vamos então para a voz que é o último elemento a ser gravado na música. Conecte o microfone à entrada adequada da placa de som. Para facilitar a identificação altere o nome da quarta pista para "voz" e selecione a entrada de áudio a ser gravada, no nosso caso, Mic In L.

19. Clique no botão do alto-falante e certifique-se que a voz está saindo nos alto-falantes ou no headphone. Volte a música até o início, clique no botão Record e grave a voz.

20. Todas as partes da música foram gravadas. Para facilitar a identificação das trilhas, selecione cada uma delas, clique no botão Color e escolha uma cor diferente para cada trilha.

21. O próximo passo será ajustar o volume de cada trilha, para que uma delas não fique muito acima das outras. Para isso pressione a tecla F3. Isto abrirá o painel Mixer, que possui controle de volume para cada uma das trilhas, além de um ajuste Master, que vale para o projeto inteiro. No nosso caso apenas reduzimos um pouco o volume da voz. Mas você pode aplicar o ajuste que achar conveniente.

22. O painel Mixer também é utilizado para incluir efeitos nas pistas. O Kristal suporta plug-ins padrão VST (Virtual Studio Technology), e já vem com quatro efeitos bulit-in (embutidos). No nosso caso vamos inserir um Chorus na trilha violão, o que deixará o instrumento com um certo eco. Para inserir um efeito, no painel Mixer, escolha a pista desejada e clique na caixa FX1. O Kristal apresenta os efeitos disponíveis. Basta selecionar um deles e clicar. Um segundo efeito pode ser adicionado, clicando na caixa F2.

23. O efeito do violão é o último elemento da nossa música. Salve o projeto, usando o menu File->Save Project.

24. Antes de gerar o arquivo com a música, você deve indicar ao Kristal onde ela começa e termina. Para isso pressione a tecla Ctrl e, na linha do tempo, clique nos pontos inicial e final da música. O Kristal exibe uma faixa escura sobre o trecho selecionado.

25. Com a duração da música definida, utilize o menu File->Export Mixdown e selecione o formato desejado para a canção. Nossa música está pronta. O Kristal trabalha com os padrões WAV, AIFF, FLAC e OGG. Cada um dos formatos pode receber ajustes de qualidade e bitrate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.